Topo

Laura Cardoso se emociona e cai no choro com homenagem de amigos globais

Laura Cardoso (Foto: Reprodução/ Twitter)  - Laura Cardoso (Foto: Reprodução/ Twitter)
Laura Cardoso (Foto: Reprodução/ Twitter) Imagem: Laura Cardoso (Foto: Reprodução/ Twitter)

Colaboração para o UOL

14/11/2020 04h10

Aos 93 anos de idade, 78 de carreira e com o recorde de ter atuado em 63 novelas, Laura Cardoso não conteve o choro ao ver a emocionante homenagem que alguns atores e amigos da Rede Globo fizeram para ela no "Conversa com Bial" desta madrugada de sábado.

Direto de sua casa na Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, e acompanhada das filhas e dos netos, a atriz presenciou depoimentos de Fernanda Montenegro, Lima Duarte e Tony Ramos. Com convicção, ela afirmou: "Nós, brasileiros, temos a sorte de ter atrizes e atores muito bons".

Lima Duarte, antigo amigo e parceiro de profissão de Laura, foi o primeiro a aparecer. "Tenho acompanhado e sido testemunha de uma vitalidade ímpar que chega os 90 anos acreditando na arte de interpretar. Ela é quase uma criança", disse o ator.

"Nós fizemos grandes teatros e grandes textos na televisão. Eu e Lima, a gente se completava, se entendia. Fizemos coisas difíceis, textos estrangeiros que a gente não tinha ideia, mas a gente pegava, estudava e saia umas coisas lindas. Fomos abençoados por Deus.", completou a atriz.

Fernanda Montenegro também não poupou elogios à amiga. "Você é uma mulher de coração, da crença e da cultura teatral. Não só do Brasil, mas da história humana. Somos testemunhas de 100 anos de história deste país e fico muito feliz de fazer parte da sua geração. Não somos muitos, mas ainda somos muito bons".

Enxugando os olhos, Laura retribuiu: "Fernanda é a maior atriz que eu já conheci na minha vida. É um exemplo de mulher, de atriz e de colega".

Já Tony Ramos fez questão de relembrar quando os dois atuaram juntos na novela "Caminho das Índias", de Glória Perez, em 2009. "Foi um dos mais belos últimos capítulos que eu já vivi na minha vida", afirmou.

O ator ainda revelou algumas características de Laura que só quem está nos bastidores ao seu lado é que sabe. "Ela estuda exaustivamente e vai hiper preparada para o estúdio. E quando chega, diz baixinho: 'Ainda não sei como é que vou fazer, mas vai sair'. E sai, gloriosamente".

Depois de tantos elogios e com a emoção à flor da pele, Laura finalizou a conversa se autodefinindo: "Eu sou uma louca, uma Maria louca na arte de representar. Amo representar".

O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo.