Topo

Aluna de medicina, Fani posa para foto em aula de ortopedia: 'Aprendi tudo'

Fani posa para foto em aula de ortopedia do curso de Medicina - Reprodução/Instagram
Fani posa para foto em aula de ortopedia do curso de Medicina Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 11h59

Fani Pacheco, que participou da 7ª e da 13ª edições do Big Brother Brasil, compartilhou uma foto da aula de ortopedia do curso de medicina em que ela está matriculada.

"Amei minha aula prática de ortopedia de ontem. Aprendi tudo! Que saudade da época em que as aulas e provas eram presenciais. Vem vacina". escreveu a futura médica na legenda da publicação feita no Instagram.

Um dos seguidores brincou com Fani pedindo que ela não largue a psiquiatria, vertente da medicina em que ela pretende se especializar. " Não tem como, eu nasci para a psiquiatria", respondeu a ex-sister.

Conscientização sobre colonoscopia

Em setembro, Fani publicou uma foto de quando passou pelo exame de colonoscopia e lembrou seus seguidores da importância de manter a saúde em dia.

"Essa foto é recente, feita no dia do meu primeiro exame de colonoscopia. Minha avó materna morreu aos 62 anos após uma luta de 8 anos contra um câncer de intestino. Meus tios fazem exames periodicamente e retiram pólipos ainda benignos. Minha mãe retirou pólipos antes de seu falecimento", contou a estudante de medicina.

Essa semana morreu o grande ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra, aos 43 anos após lutar por 4 anos contra um câncer de intestino. Por que estou falando sobre isso? Porque o câncer de cólon é um dos poucos tipos de tumores que podem ser prevenidos, já que a maioria tem origem no pólipo. Removendo-se antecipadamente o pólipo, consegue-se fazer com que ele não se transforme em câncer. Logo, realizar o exame preventivo de colonoscopia a partir dos 45 anos ou antes dessa idade quando se tem histórico familiar dessa doença é de extrema importância e tem caráter preventivo.