Topo

Aos 80 anos, Patrick Stewart conta que faz terapia por trauma da infância

Quando era criança, o ator viu o pai agredindo a mãe - Reprodução
Quando era criança, o ator viu o pai agredindo a mãe Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 18h04

Patrick Stewart contou, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, que faz terapia para superar um trauma de infância: o de ver o pai agredindo a própria mãe.

Aos 80 anos, ainda faço terapia. Vejo uma pessoa todas as semanas aqui em Los Angeles, alguém que vejo esporadicamente há quase 20 anos."

Ele diz que o trauma vem das lembranças de estar no meio de uma violência "sobre a qual não havia nada que pudesse fazer". E confessa que sempre sentiu medo de ser agressivo como o pai.

Na entrevista, Patrick Stewart relembra um momento da adolescência em que chegou a pensar em matar o diretor de sua escola, após ser punido injustamente:

"Meu diretor me agrediu com uma bengala quando eu tinha 14 anos, e eu não havia feito aquilo de que ele me acusava. Foi um dos momentos mais difíceis da minha vida, porque eu queria atacá-lo. Eu o teria matado. Se eu tivesse colocado minhas mãos nele, não acho que ele teria sobrevivido."

No entanto, o ator diz que se policia para não agir de forma agressiva com os filhos e nem no trabalho — mesmo quando interpreta personagens violentos.

Raiva e fúria extremas — eu precisava fingir. Eu tinha medo do que poderia acontecer comigo se eu deixasse esses sentimentos reais aflorarem, porque os herdei."