Topo

Antônio Fagundes sobre 'Vale Tudo': 'Brasil não evoluiu absolutamente nada'

Antônio Fagundes no Conversa com Bial - Reprodução/vídeo
Antônio Fagundes no Conversa com Bial Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

09/12/2020 03h09

Ícone dos palcos e das telas, o ator e agora escritor Antônio Fagundes fez uma análise sombria sobre a atualidade da novela "Vale Tudo", que foi ao ar entre 1988 e 1989, na TV Globo. Na trama, ele interpretou o personagem Ivan Meirelles.

"Infelizmente, a novela continua atual. O Brasil não evoluiu em absolutamente nada de lá pra cá. Esse era o mérito na época e continua sendo hoje. A novela foi reprisada com extraordinário sucesso porque as pessoas reconheciam a realidade brasileira. Então, isso é um dos méritos dessa novela", disse em entrevista ao programa "Conversa com Bial", da TV Globo, que foi ao ar na madrugada desta quarta-feira (9).

O tema principal da conversa foi a literatura. Fagundes está lançando "Tem um Livro Aqui que Você vai Gostar" (Sextante), em que dá dicas de mais de de 150 títulos, de diferentes gêneros, de filosofia ao terror, da antropologia à ficção científica.

Leitor voraz, ele aproveita cada intervalo do trabalho para se dedicar à leitura. Fagundes contou que o amor pelos livros surgiu quando contraiu mononucleose na infância. "Fiquei alucinado com a descoberta do gibi."

Dos quadrinhos, migrou para literatura infanto-juvenil, de nomes como Edgar Rice Burroughs e Walter Scott, chegando a Monteiro Lobato na adolescência. "Com 10, 11 anos já estava arriscando os meus clássicos", lembrou.

O "Conversa com Bial" vai ar de segunda à sexta-feira, na TV Globo, depois do Jornal da Globo.