Topo

Débora Nascimento renasce na quarentena: "parei de criar expectativa"

Débora Nascimento - Reprodução/Instagram @debranascimento
Débora Nascimento Imagem: Reprodução/Instagram @debranascimento

Do UOL, em São Paulo

13/12/2020 16h24

Se para muita gente a quarentena significa estresse e até depressão, para a atriz Débora Nascimento foi exatamente o contrário: ela passou a olhar para dentro de si e questionar o que de fato valia a pena.

Apesar dos "três projetos, três gravações, filmagens de streaming e longa", ela parou de se estressar: "Parei de ficar me pressionando, frustrando ou criando expectativas para além do mês que vem", afirmou a atriz em entrevista à revista Vogue.

De acordo com ela, a quarentena provocou uma "autoanálise".

"Estou numa autoanálise constante o ano inteiro. Vou continuar assim e tenho certeza que no ano que vem estarei me amando mais ainda", diz.

É uma aceitação das minhas cicatrizes, as estrias que eu tenho da amamentação pela gestação, cicatriz da minha cesárea que eu coloquei um ser humano no mundo, cabelo branco
Débora Nascimento, atriz

"Esse entendimento do que sou eu de verdade, não quer dizer que eu não sofro", avisa a atriz ao falar do machismo inconsciente que há no Brasil. "Cresci e nasci no sistema completamente patriarcal, machista e, sim, existem resquícios disso em mim."

Atriz está no ar

A paulista de 35 anos está no ar com a reprise do folhetim Flor do Caribe, na TV Globo. Mas este ano ela também pôde assistir a si mesma nas novelas Avenida Brasil e Êta Mundo Bom!, também reprisadas.

Sobre como é se ver em trabalhos antigos, Débora respondeu com otimismo:

"Adoro rever e ver a minha transformação de uma mulher mais jovem para uma mulher que, também é jovem, mas mudou", disse. "Que delícia que a gente muda."