Topo

Luciano Huck promete primeira doação para fundo antirracista

Luciano Huck, no Caldeirão do Huck (Reprodução) - Reprodução
Luciano Huck, no Caldeirão do Huck (Reprodução) Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/12/2020 13h17

Luciano Huck fez um discurso antirracista nas redes sociais. O apresentador falou sobre a importância da educação e a geração de oportunidades para os negros. Ele comentou que tem aprendido muito sobre o tema urgente do enfrentamento do racismo estrutural e completou que está cada vez mais claro que o engajamento é necessário.

"Temos de ser antirracistas. Não só as pessoas como as empresas. É importante que as empresas assumam a luta antirracista e que essa consciência se reflita nas suas estruturas de diretoria. Negras e negros precisam estar integrados de maneira definitiva na gestão empresarial e, assim, liderando o debate econômico", escreveu.

Destacando que a educação é essencial para tratar do assunto, ele completou: "a educação tem papel fundamental nessa transformação e, depois de estudar o assunto, chego à conclusão que é preciso criar um fundo antirracista para financiar a educação e ampliar as oportunidades de crianças negras".

"Os recursos para esse fundo devem vir da iniciativa privada e administrados por negros. Posso fazer a primeira doação, dando o pontapé inicial. Espero que possamos arrastar mais gente para participar dessa iniciativa. Bora tirar esta do papel", incentivou Luciano.

Entre os comentários dos internautas, algumas pessoas acreditam que o texto do apresentador seja uma espécie de pré-campanha para a presidência da República em 2022, como preveem os cientistas políticos.

"Ai, gente dá não! Ele já está fazendo palanque para 2022", falou uma seguidora. "Começou a campanha para 2022. E já chega cheia de mentiras e hipocrisias", disparou outra. "Certo! Então sugira para a empresa onde você trabalha para lhe substituir colocando um negro ou negra em seu lugar. Comece dando exemplo", comentou outro internauta. "Quantos negros tem em sua equipe?", questionou mais um.