Topo

Precisamos de políticas claras e rápidas, desabafa Tony Ramos sobre covid

O ator Tony Ramos no programa "Conversa com Bial" - Reprodução/vídeo
O ator Tony Ramos no programa "Conversa com Bial" Imagem: Reprodução/vídeo

Do UOL, em São Paulo

20/12/2020 15h14

O ator Tony Ramos desabafou sobre a pandemia de coronavírus em entrevista à Globo News neste domingo (20). A covid-19, doença provocada pelo vírus, vitimou hoje a atriz Nicette Bruno.

Questionado sobre a pandemia, Tony cobrou ações maiores da classe política e da sociedade, evitando aglomerações e tomando cuidados contra o vírus.

"A gente fica buscando entender tudo que está acontecendo. Isso não é brincadeira, é um vírus agressivo. É mais que chegada a hora das pessoas entenderem, de termos políticas claras, públicas, rápidas de atendimento, fundamentalmente a classes muito necessitadas. Não podemos ter diversas versões, as mais variadas, e muitas vezes levianas", afirmou.

"A única coisa que posso dizer espontaneamente é: mantenham distanciamento, usem a máscara, lavem bem suas mãos, esperemos essas vacinas, que venham rápido, com a urgência necessária, que tomemos essas vacinas e tenhamos consciência de que não é porque vacinou que está curado. Tem que esperar o tempo de maturação. Tomou as duas doses, ainda espere um tempo, usando máscara, mantendo higiene", prosseguiu o ator.

Tony revelou que perdeu um primo "muito querido" em decorrência da covid-19 e está muito preocupado "com todos" neste momento: "Sabemos muito bem o que essa dor, mas acho que não sabemos, isso não é uma brincadeira".

Tony Ramos compartilhou suas memórias com a atriz, com quem trabalhou em diversos projetos na televisão. Lembrou a "capacidade produtiva" de Nicette Bruno, descrita por ele como uma mulher "absolutamente batalhadora, sonhadora, completando uma novela e já pensando no próximo projeto, trocando ideia de como seria o próximo espetáculo".

"Falávamos sempre sobre espiritualidade, sobre o desconhecido, sobre a presença mágica que chamamos de Deus. Quantos diálogos tivemos sobre esse assunto", disse. "A gente perde um dos grandes pilares do teatro, do cinema e da TV. Saudade para todo o sempre."

Em entrevista à CNN Brasil, o ator Antônio Fagundes fez eco às críticas feitas por Ramos. "Aquilo que era uma coisa distante, antigamente você ouvia falar de alguém que tinha pego que era lá do outro bairro, cidade ou país, essa coisa ta se aproximando cada vez mais e é surpreendente que as pessoas não estejam percebendo que tá se aproximando, que pessoas muito próximas da gente ta começando a morrer porque o afastamento não ta sendo respeitado, o uso de máscara, higienização das mãos não estão sendo respeitados. E isso só tende a piorar."

É surpreendente que na era da comunicação, da informação, que nós vivemos, com informação ao toque de um dado, as pessoas não percebam que tem se precaver porque senão essa doença, embora não seja muito letal, vai ceifar muitas vidas mais. Antônio Fagundes