Topo

Caetano processará cantora por divulgação fake de vídeo de aglomeração

Caetano Veloso pede a retirada de uma publicação fake do ar - Reprodução/Instagram
Caetano Veloso pede a retirada de uma publicação fake do ar Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 21h46

O advogado de Caetano Veloso, Caio Mariano, nunciou hoje que a equipe do cantor baiano entrará com um processo contra uma cantora que compartilhou um vídeo do Revéillon de 2019 como fake news.

Nayat Jordan — cujo perfil do Facebook indica ser funcionária da Prefeitura de Santos (SP) — postou em sua linha do tempo um vídeo que mostra Caetano Veloso, Mart'nália, Maria Bethânia e Regina Casé reunidos no que Mariano alega ser um evento familiar realizado em 2019.

De acordo com a equipe de Mart'nália, as imagens foram feitas durante a Lavagem da Nossa Senhora da Purificação, na cidade de Santo Amaro (BA), em janeiro de 2019.

"Por favor, edite seu post com essa informação ou até mesmo o cancele pra evitar desentendidos e divulgar fake news", comentou o perfil oficial da cantora na postagem.

Na publicação em questão, Jordan afirmou que o grupo celebrava a chegada de 2021, "sem medo da peste chinesa". "Festão do covidão", escreveu a cantora na legenda do vídeo.

Pronunciamento da equipe da Mart'nália - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Pronunciamento da equipe da Mart'nália
Imagem: Reprodução/Facebook

Fala do advogado de Caetano

Nos comentários, o advogado de Caetano pediu que a publicação fake fosse removida e afirmou que processará Nayat Jordan. Confira o texto de Caio Mariano:

Texto de Caio Mariano, advogado de Caetano Veloso - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Texto de Caio Mariano, advogado de Caetano Veloso
Imagem: Reprodução/Facebook

Na qualidade de advogado de Caetano Veloso e familiares, venho por meio desta solicitar a imediata remoção da postagem realizada através do link.

Referida postagem afirma falsamente que o artista, amigos e familiares estariam aglomerando socialmente em plena pandemia, atribuindo a estes a prática irresponsável e criminosa de aglomeração social em tempos de pandemia ocasionada pela covid-19.

Tal pratica é totalmente repudiada por todos aqueles filmados no referido vídeo, que se trata de registro de um evento familiar ocorrido no ano de 2019.

A postagem possui o mero intuito de atribuir, ao artista e aos demais, a prática de ato irresponsável e lesivo à saúde coletiva, confundindo assim a opinião pública sobre a sua conduta e responsabilidade.

Solicito ainda seja formalizado pedido de retratação e de desculpas, em postagem própria, esclarecendo sobre a falsidade das informações postadas na publicação que se exige remoção, cujo único intento é o de macular a honra e a imagem de Caetano Veloso.

Na hipótese de não atendimento à presente solicitação, tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis para reparação de danos materiais e morais causados. Certo de sua compreensão quanto a urgência e gravidade da sua postagem, aguardo remoção.