Topo

Drica Moraes protesta contra falta de remédio para transplante de medula

Drica Moraes postou uma foto de 2010, quando lutou contra a leucemia - Reprodução/Instagram
Drica Moraes postou uma foto de 2010, quando lutou contra a leucemia Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em Santos

04/01/2021 13h34

Drica Moraes publicou hoje uma mensagem de alerta sobre a suspensão do abastecimento, no Brasil, do Bussulfano, medicamento quimioterápico essencial para o transplante de medula óssea. A atriz foi submetida ao procedimento em 2010, quando foi diagnosticada com leucemia.

O remédio atua na destruição de células doentes para que o organismo receba células saudáveis. O laboratório francês Pierre Fabre, o único que comercializa o produto no Brasil, anunciou em novembro que vai parar de distribui-lo no País.

"É preciso que o Ministério da Saúde e a Anvisa encontrem uma alternativa urgente para esta questão", pediu a atriz, em publicação no Instagram, ao postar uma imagem de quando passava pelo tratamento.

"[No domingo, dia 2] foi a vez do Jornal Nacional repercutir a questão do iminente desabastecimento deste que é um medicamento essencial para a realização dos Transplantes de Medula Óssea no Brasil", escreveu.

Drica recebeu o apoio de colegas, como Perola Faria, Reynaldo Gianecchini, Letícia Sabatella, Vera Fischer, Patrícia Pillar, Ana Beatriz Nogueira e Astrid Fontenelle.

"Que loucura esse país! Não pode! Inaceitável", publicou Gianecchini, que lutou contra um câncer em 2011.

"Meu Deus, quantas vidas dependem de saúde! Tudo isso é um absurdo!", publicou, por sua vez, Vera Fischer.