Topo

Latino é acusado de plágio, se defende e sugere mover ação contra cantora

Latino fez a publicação ontem - Reprodução
Latino fez a publicação ontem Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/01/2021 10h53Atualizada em 06/01/2021 20h45

Depois de publicar um vídeo criticando o governo por descaso com artistas durante a pandemia do novo coronavírus, Latino foi acusado pela também cantora Bruna Volpi, de plágio.

Em publicação no seu Instagram pessoal, ela explicou a situação, comparando seu próprio vídeo com o do cantor. Dizendo que ele fingiu que o texto era dele, ela afirmou que perdeu o respeito pelo artista.

Eu preferiria mil vezes estar fazendo esse vídeo agradecendo por um cantor desse porte ter usado uma ideia minha. Porém, para isso, ele teria que ter me dado os créditos, e não agido como se a ideia do vídeo fosse dele".

"Eu fiz um vídeo ontem, que acabou circulando em grupos de músicos e produtores do Brasil inteiro. Poucas horas depois, ele posta um vídeo falando exatamente as mesmas coisas, usando a mesma analogia que eu usei, e até na mesma ordem", continuou.

Em ambos os vídeos, os dois usam uma analogia entre praias e casas de show lotadas, falam que artistas também têm que se sustentar, que o meio envolve muitos profissionais e que o governo brasileiro deveria ter agido em relação a isso.

Bruna ainda disse que não tem "nem um décimo da projeção que ele tem", e que por isso ela devia receber os créditos do vídeo.

Em outro post, feito na sequência, Bruna expôs uma conversa que teve com Latino. Ele procurou a cantora para se explicar, dizendo que "ideologias parecidas com terceiros" não configuram plágio.

"Lamentável que você esteja querendo se aparecer ao invés de me agradecer por estar levantando essa bandeira com o governo", escreveu Latino.

Ao final da conversa, ele ainda disse que encaminhou prints do ocorrido ao seu advogado, que tomará providências.

Nota de repúdio

Procurado pelo UOL, Latino repudiou todas as acusações de Bruna Volpi. Em nota emitida por sua assessoria jurídica, as alegações foram consideradas "descabidas tanto no sentido literal, quanto no contexto jurídico deste tipo penal".

A assessoria também informou que o vídeo de Latino foi um "desabafo" e que, até ontem, ele "desconhecia" a identidade da cantora e que "em nenhum momento teve acesso a esse vídeo que ela alega ter feito dias antes."

O comunicado ainda acusa Burna Volpi de atacar os próprios contratantes de shows, "ao contrário do cantor Latino que em nenhum momento os culpa."

Os representantes ainda pedem que a cantora faça uma retratação em sua rede social no período de 24 horas, para que não seja movida ações Civil e Criminal contra ela. "A Sra. Bruna Volpi não é proprietária do conteúdo elaborado no vídeo publicado do cantor pois este foi criado por ele baseado em suas opiniões e exercendo o seu direito constitucional à liberdade de expressão", pontua a nota.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado em sua versão anterior do texto, não foi a assessoria de imprensa de Latino que falou com o UOL, mas sim a assessoria jurídica do cantor.