Topo

Jornalista que riu de 'médicos burros' teria se envolvido em briga em 2019

Edição de 06/01/2021 do "Jornal da Cultura" - Reprodução / TV Cultura
Edição de 06/01/2021 do "Jornal da Cultura" Imagem: Reprodução / TV Cultura

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 20h12

A apresentadora Ana Paula Couto, que caiu na gargalhada ontem no "Jornal da Cultura" ao ouvir o médico sanitarista Gonzalo Vecina dizer que "há muito médico burro", ficou em evidência nas redes sociais com a repercussão da cena. Há menos de dois anos, a jornalista especializada em economia já havia sido notícia por uma grande briga nos bastidores da TV Cultura.

Em outubro de 2019, o colunista Ricardo Feltrin, de Splash, publicou que as âncoras Ana Paula e Karyn Bravo teriam quase chegado às vias de fato no meio da redação do canal, em São Paulo, com direito a gritos, xingamentos e murros na mesa (que teriam sido dados pela própria Ana Paula).

Fontes ouvidas pelo colunista disseram que a briga foi causada por vaidade.

"Ambas querem aparecer mais que a outra, e uma acha que a outra estava ocupando seu espaço", escreveu Feltrin, que informou também que as jornalistas começaram a se desentender semanas antes da briga.

A situação colocou a Cultura em saia-justa; por isso, o canal deixou Ana Paula em férias "forçadas" por cerca de 15 dias. Quando ela voltou ao trabalho, a solução foi criar um sistema de revezamento para as duas âncoras.

Na época, repórteres e produtores do telejornal teriam ironizado o conflito dizendo que seria melhor se todo mundo voltasse para o jardim de infância.

Ana Paula negou a história publicada por Ricardo Feltrin em 2019 e pediu uma retratação.

Porém, o colunista afirmou que mantinha todas as informações relatadas.

Leia a resposta de Ana Paula a Feltrin:

"Li a sua matéria sobre o revezamento no Jornal da Cultura e como há muitas informações que não condizem com a verdade e me citam diretamente, achei imprescindível responder a parte que se refere a mim.

Exerço o ofício de jornalista há 22 anos com muita responsabilidade e profissionalismo, tendo passado por algumas das principais redações do país e sem nunca ter tido discussões ríspidas ou problemas de relacionamento como os relatados.

Gritar, xingar ou "dar murro na mesa" como indicou a matéria, são atitudes que não fazem parte da minha natureza e muito menos de meu comportamento profissional.

Além de indignada e triste com as mentiras que li a meu respeito e do jornalismo da TV Cultura, fico me perguntando quais interesses (e de quem) estariam por trás em desqualificar uma profissional dessa forma, sugerindo cenas que nunca existiram e colocando a minha credibilidade e do jornalismo da TV Cultura em situação de risco.

Sou de uma escola de jornalismo que entende o jornalista como alguém que dá a notícia e não é a notícia. Apesar de não me interessar por bastidores de tv, fofoca e sensacionalismo, respeito quem trabalha nesse ramo porque é um nicho no jornalismo.

Mas todos nós precisamos ter compromisso com a verdade. Espero realmente que haja uma retratação de sua parte. Assina: Ana Paula Couto."

Gargalhada com médico

No "Jornal da Cultura" de ontem, Ana Paula Couto deu risada após um comentário do médico sanitarista Gonzalo Vecina.

Vecina falava sobre a necessidade de medidas restritivas contra a pandemia do novo coronavírus e suas consequências na economia dos países. Ele afirmou que esta opinião não é um consenso na área médica porque, segundo ele, há "muito médico burro."

A sinceridade do convidado do programa fez a apresentadora e a outra convidada da edição, a jornalista Patrícia Campos Mello, caírem na risada.

"Isso terá consequências econômicas? Terá, mas salvará vidas que vão tocar a economia no momento seguinte. Tem que ter um mínimo de inteligência", começou explicando o médico convidado.

Ana Paula então perguntou: "É consenso na sua área, entre os médicos?".

"Não, na minha área ainda tem muito médico burro, que ainda dá cloroquina, essas coisas. Agora, entre os médicos inteligentes, é consenso", respondeu Vecina, que teve sua fala repercutida nas redes sociais.

Veja a edição completa do Jornal da Cultura de 6/1/2021: