Topo

Johnny Flynn diz que sofreu homofobia ao interpretar David Bowie em filme

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

08/01/2021 17h05

Johnny Flynn revela que recebeu ataques homofóbicos por interpretar David Bowie em "Stardust", biografia do astro de rock que completaria 74 anos hoje (8). Em entrevista para o site NME, o ator britânico detalhou o e-mail maldoso que lhe enviaram recentemente.

"Eu não sou muito fã de mídia social, mas estava recebendo muitos e-mails de ódio e outras coisas de pessoas dizendo: 'Você interpretou [Bowie] como se ele fosse inseguro'", contou. E então veio a sequência preconceituosa: 'Você está o interpretando todo 'fadinha'. Por que ele está usando um vestido?'"

Flynn comparou seu caso com as críticas que Harry Styles têm recebido desde a sessão de fotos para a edição da Vogue de dezembro de 2020, em que aparece usando vestido. Apesar da decepção com os comentários, o ator consegue enxergar um impacto positivo que "Stardust" pode gerar:

"Estou feliz que o filme possa ser uma educação para as pessoas que quebram alguma versão inventada de David que elas têm em suas mentes."

Flynn continuou: "Isso por si só parecia uma justificativa para fazer isso, para iluminar um David que você não viu. As pessoas acham que ele chegou em 1972, 73 como Ziggy, esse alienígena, e havia muito acontecendo antes disso. David precisava fazer Ziggy para se salvar de si mesmo."

Ziggy foi um personagem criado e interpretado por Bowie nos palcos, cujo conceito era um ser alienígena que tinha vindo para salvar o planeta Terra e encontrava o rock como uma grande paixão.

"Stardust" retrata David Bowie viajando pelos EUA em 1971, pouco antes de receber aclamação ao se reinventar como Ziggy Stardust. Apesar da grande expectativa dos fãs, a família do astro se opôs ao filme, afirmando que era uma biografia não autorizada.