Áudios inéditos podem ajudar a encontrar quem assassinou miss mirim em 1996
Fitas de áudio inéditas do detetive de homicídios Lou Smit, de Colorado Springs (EUA), deram origem à série "JonBenét Ramsey: O que realmente aconteceu?", que pode solucionar mistério do assassinato da menina de mesmo nome do documentário ou levantar ainda mais dúvidas sobre o caso.
A 'rainha da beleza', como era conhecida JonBenét, foi morta aos 6 anos de idade em um crime misterioso ocorrido em 26 de dezembro de 1996, em Boulder, no Colorado.
Desde então, livros, artigos, séries e muitos detetives tentaram solucionar um caso que parece inexplicável. Parentes, irmão e até os pais da criança foram alvos de suspeita de assassinato por autoridades.
Sem conclusão, o caso segue em aberto e espera ganhar alguma luz com os áudios gravados por Smit.
Smit, morto em 2010, havia desistido da aposentadoria para assumir o caso de JonBenét à época. Ele somou no currículo mais de 200 soluções de crimes de homicídio, segundo o Usa Today. A atuação do detetive era tão significante, que ele pode ajudar a resolver um caso mesmo que sem vida.
John Ramsey, pai da vítima, espera que a série da Discovery+ "mantenha o caso vivo. Esperamos que alguém apresente algumas informações que sejam úteis", disse, em entrevista ao Usa Today.
Para o irmão John Andrew, o trauma do assassinato persiste: "Não há vantagem em fazer esses documentários para meu pai e eu pessoalmente; é doloroso. Estamos revivendo um trauma ... mas é uma alavanca que puxamos para pressionar a polícia a fazer a coisa certa ", contou.
Benét ficou cerca de oito horas desaparecida antes de ser encontrada no porão de sua residência violentamente ferida, já sem vida. Antes uma carta escrita à mão solicitando US$ 118 mil como condição para a devolução dela, o mesmo valor que o Sr. Ramsey recebeu como bônus de Natal na época, foi encontrada no quarto da garota.
O fato levantou a suspeita de que familiares, que estavam presentes na residência para amparar os pais da vítima, também fossem interrogados. Todo esse "tumulto" na nobre casa dos Ramsey teria atrapalhado as investigações - e os pais da menina se tornaram a grande suspeita pela polícia.
Mesmo após 24 anos do "trauma' - como descreve o irmão dela - John Ramsey ainda se lembra de como foi tratado pelos investigadores.
"A morte de JonBenét tirou meu desejo de viver por um tempo; as ações da polícia tiraram minha capacidade de viver normalmente e que, em certa medida, perdurou por muito tempo na forma como fomos tratados e agredidos ", disse.
"A polícia tirou uma conclusão imediatamente naquele dia, no dia seguinte e depois tentou encontrar as provas para o provar. E a evidência que eles estavam encontrando era, infelizmente para eles, contraditória com sua conclusão ", desabafou Ramsey.
"JonBenét Ramsey: O que realmente aconteceu" foi disponibilizado nos EUA em 4 de janeiro junto com o streaming da Discovery, que prevê lançamento no Brasil em 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.