Topo

Halle Berry fala sobre atrizes negras não ganharem Oscar de 'Melhor Atriz'

Hally Berry foi a última mulher negra a ganhar Oscar de "Melhor Atriz", em 2002 - Reprodução
Hally Berry foi a última mulher negra a ganhar Oscar de 'Melhor Atriz', em 2002 Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

12/01/2021 19h36

Halle Berry disse que é "doloroso" que uma mulher negra não tenha recebido o Oscar de Melhor Atriz desde que ganhou em 2002. Quase 20 anos após receber o prêmio por seu papel em "A Última Ceia", onde estrelou ao lado de Billy Bob Thornton e o falecido Heath Ledger, a atriz desabafou sobre a Academia não conceder o título a outra mulher negra desde então.

"A mágoa que tenho é porque realmente pensei que aquela noite significaria que logo depois disso, outras mulheres de cor, mulheres negras, ficariam ao meu lado", disse a atriz. "Já se passaram 20 anos e ninguém fez isso, então sempre que chega a hora do Oscar, fico muito reflexiva e penso: 'Bem, talvez este ano, talvez este ano.' É de partir o coração que ninguém mais esteve lá."

Berry também disse que estava ciente de como sua vitória impactou outras mulheres negras. "Aquele momento foi importante porque muitas pessoas vieram até mim ao longo dos anos e me disseram como [a vitória] mudou seu pensamento sobre o que eles poderiam alcançar ou o que aspiram a fazer. Esse é o valor que eu sei que é real."

Desde 2002, 12 mulheres negras foram nomeadas para o prêmio de Melhor Atriz, mas nenhuma delas ganhou. Em todas as 92 edições do Oscar, entre 3.164 estatuetas distribuídas, apenas 44 foram dadas a atores negros.