Topo

BBB 21: Choro de Juliette é TPM ou provocado por efeitos do confinamento?

BBB21: Juliette cai no choro após ver os meninos maquiados - Reprodução / Globoplay
BBB21: Juliette cai no choro após ver os meninos maquiados Imagem: Reprodução / Globoplay

Flávio Ismerim

Do UOL, em São Paulo

27/01/2021 18h04

O choro da maquiadora e advogada Juliette no BBB 21 durante a tarde hoje foi destaque no Twitter e os alguns usuários da rede que acompanham o reality estavam tentando ventilar os motivos que levaram a sister às lágrimas.

Juliette chorou após não ser selecionada para o primeiro grupo de pessoas que participou de uma dinâmica de maquiagem na casa mais vigiada do Brasil. "Tô de TPM, só pode", disse.

Mas será que a TPM (tensão pré-menstrual) é sempre o catalizador das oscilações de humor em mulheres? Para discutir isso, o UOL conversou com especialistas no comportamento da mulher.

Frequentemente, homens e mulheres usam a TPM (tensão pré-menstrual) como justifica para oscilações de humor nas mulheres que podem ter outras naturezas que não os hormônios dela — é o que aponta a psicóloga comportamental Aline Couto.

"Ninguém mede o próprio nível de hormônios para ter certeza de que é uma oscilação hormonal para então explicar com 'estou de TPM'. Se a mulher tiver passado por muitas situações onde explicar seu próprio humor dessa forma tenha sido conveniente, pode deixar de notar outras mudanças no ambiente ou no próprio comportamento que se relacionem àquela oscilação de humor", explicou Aline.

Na visão da psicóloga clínica Maryanna Sório, o uso da TPM para explicar oscilações de humor contribui para invalidar os pensamentos e os sentimentos da mulher. Para ela, o choro de Juliette pode ser fruto de uma TPM, mas também pode ter sido motivado por quaisquer outros fatores que envolvem a sister no jogo.

"Eu acho que possa ter algum envolvimento com a questão de que ela é maquiadora e não participou da dinâmica de maquiagem. Como também pode ser uma TPM. Essas coisas acontecem, principalmente estando ali dentro, onde as emoções e os sentimentos se intensificam demais", ponderou Maryanna.

Efeitos do confinamento

Juliette pode, sim, estar de TPM. Mas um confinamento em um ambiente como o BBB pode, por si só, provocar alterações de humor em qualquer pessoa.

"O humor é altamente sensível à nossa rotina e aos nossos hábitos. A mudança de rotina, a convivência intensa com pessoas ainda desconhecidas, a própria sensação de exposição podem deixar as pessoas mais irritáveis ou sensíveis, pois elas estarão mais alertas", explica Aline.

Maryanna, por sua vez, ressalta que embora o confinamento na casa mais vigiada do Brasil tenha começado anteontem, os brothers e sisters passaram semanas confinados em quartos de hotel.

Isso impacta demais em várias questões psicológicas. Não é à toa que muitas pessoas desenvolveram transtornos psicológicos durante nosso confinamento por conta da pandemia. Estar em um lugar como aquele que eles estão intensifica qualquer tipo de sentimento e emoção.

Uso banalizado da TPM

Tanto Maryanna quanto Aline concordam que o uso banalizado da TPM para justificar as alterações de humor em mulheres é fruto do machismo e busca diminuir e invalidar as falas e relatos feitos por mulheres.

"Acredito que é só mais uma tentativa de desvalidar e desqualificar a mulher. Seja em um discurso mais incisivo ou uma explosão de sentimentos que leva ao choro, o machismo sempre está aí apelando com aquele discurso da loucura", diz Maryanna.

Para Aline, a explicação da TPM serve para ajudar a contribuir a ideia de que os homens são mais racionais do que as mulheres por natureza. "A TPM é uma explicação muito conveniente para essa punição, visto que coloca a mulher no lugar de "descontrolada" ou "emotiva demais", relata.