Topo

FKA Twigs conta ter sofrido ataques racistas por namorar Robert Pattinson

FKA Twigs e Robert Pattinson namoraram entre 2014 e 2017 - Mike Blake/Reuters
FKA Twigs e Robert Pattinson namoraram entre 2014 e 2017 Imagem: Mike Blake/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/01/2021 09h00

A cantora FKA Twigs revelou que sofreu ataques racistas na época em que namorou o ator Robert Pattinson.

Eles ficaram juntos de 2014 a 2017 e chegaram a noivar. "As pessoas me chamavam de coisas mais terríveis e ignorantes, dos nomes mais horríveis do planeta", revelou em entrevista ao programa "Grounded with Louis Theroux", da rádio BBC.

Foi muito, muito horrível e eu acho que aconteceu em um momento em que eu não sentia como se pudesse falar sobre isso. Ele ela o príncipe encantado branco, e as pessoas achavam que ele tinha que estar com alguém branca e loira

FKA revelou que as fãs do ator chegaram a comparar sua aparência com a de um macaco. "Digamos que eu estivesse usando um vestido vermelho, eles teriam uma foto de um macaco com vestido vermelho. Se eu estivesse em uma bicicleta, eles achariam uma foto de um macaco em uma bicicleta".

Apenas me lembro de ter tido um imenso efeito dismórfico em mim, isso durante seis meses ou um ano. Todas as vezes em que eu via minhas fotos, eu pensava: 'Deus, eu pareço com um macaco e as pessoas vão dizer exatamente isso, então eu preciso tentar esconder essa 'macaquice' que eu tenho

A cantora afirmou que, atualmente, está com mais confiança em sua aparência. "Foi muito injusto na época fazer com que eu me sentisse tão constrangida, tão feia. Foi demais pra mim. Aquele período foi demais pra mim", declarou.

FKA disse que não entende o motivo de não ter dito tudo o que sentia na época, mas que sente que é por conta de ser negra e por vir de uma família de "classe baixa" da Inglaterra. "Eu precisava trabalhar duas vezes mais do que os outros para conseguir conquistar as coisas", define.

"Eu sinto que, se isso acontecesse hoje em dia, eu conseguiria falar sobre isso e fazer algo bom", analisa.