Topo

Morre aos 96 anos Cicely Tyson, atriz indicada ao Oscar e vencedora do Emmy

Cicely Tyson e Viola Davis em "Como Defender um Assassino" (2014) - Photo by Mitch Haaseth/ABC - © 2017 American Broadcasting Companies, Inc. All rights reserved.
Cicely Tyson e Viola Davis em "Como Defender um Assassino" (2014) Imagem: Photo by Mitch Haaseth/ABC - © 2017 American Broadcasting Companies, Inc. All rights reserved.

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2021 22h06Atualizada em 29/01/2021 08h49

Cicely Tyson, atriz americana indicada ao Oscar por "Lágrimas de Esperança" (1972), morreu aos 96 anos nesta quinta-feira.

Segundo a agência internacional de notícias Associated Press, a informação foi divulgada pela família da atriz, por meio do empresário Larry Thompson. Ainda não foi revelada a causa da morte.

"Com corações pesados, a família da senhora Cicely Tyson anuncia sua pacífica morte esta tarde. Neste momento, por favor, permita que a família tenha privacidade", diz o comunicado emitido por Thompson.

A carreira de Cicely sempre foi muito notável ao longo das últimas décadas e ela se recusava a interpretar papéis que rebaixassem os negros. Além da indicação ao Oscar em 1972, ela ganhou o Oscar Honorário em 2018, um Tony em 2013 e mais três Emmys (dois em 1974 e um em 1994).

Famosos lamentam

Viola Davis, que atuou com Cicely em "How To Get Away With Murder", lamentou a perda: "Você era tudo para mim! Você me fez sentir amada e valorizada em um mundo onde ainda há uma capa de invisibilidade para nós, garotas de pele escura. Você me deu permissão para sonhar... Porque só nos meus sonhos eu via as possibilidades para mim. Não estou pronta para você ser meu anjo ainda".

Mas... Eu também entendo que você só vai morrer de verdade quando a última pessoa que tem memórias de você morrer. Nesse caso, você será imortal"

A atriz Whoopi Goldberg também se solidarizou pelas redes sociais. Ela disse que Cicely representava "um pilar de força" e que sempre foi "clara sobre quem ela era e como deveria ser tratada.

Zendaya, ex-Disney, disse que era uma notícia dolorida, mas que era dia de celebrar "a vida de uma das maiores" e agradeceu pela importância de Cicely na dramaturgia.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama — que premiou Tyson com a Medalha da Liberdade norte-americana durante sua gestão — afirmou que a atriz foi extraordinária.

Ela tinha um coração diferente de qualquer outro — e por 96 anos, ela deixou uma marca no mundo que poucos irão igualar"

A ex-primeira-dama Michelle Obama também se manifestou através de um longo depoimento no Twitter. Michelle disse que em todas oportunidades que teve de passar ao lado de Cicely, o que mais a impressionou era o seu jeito.

O que me impressionava toda vez que eu passava um tempo com Cicely Tyson não era necessariamente seu poder de estrela — embora isso fosse bastante evidente — era sua humanidade. Apenas por entrar em uma sala, ela tinha essa maneira de elevar todos ao redor dela"

Oprah Winfrey, mítica apresentadora de TV dos Estados Unidos, destacou os esforços da atriz para abrir caminhos e espaços para negros. Oprah escreveu que Cicely "usou sua carreira para iluminar a humanidade do povo negro" e que "sua vida tão plenamente vivida é um testemunho de grandeza".

A cantora e empresária Rihanna disse que Cicely foi "uma verdadeira lenda" e que ela possa "descansar no poder".