Marcela McGowan dá dicas sobre menstruação para mães de meninas: 'Estigma'
A médica ginecologista e ex-BBB Marcela McGowan recebeu uma dúvida nas mensagens do Instagram e decidiu responder nos seus stories. Uma mãe quis saber qual a idade adequada para falar abertamente com uma criança sobre menstruação.
"A menstruação pode vir normalmente a partir de oito e nove anos de idade. Mesmo que a gente ache criança, é bom termos essa conversa", explicou a ginecologista.
Ela reforçou a importância das próprias mães tratarem seus ciclos menstruais com normalidade. "Falar de menstruação como se não fosse uma coisa suja, um tabu, é o primeiro passo. Quando você normaliza e naturaliza isso, não parece algo ruim", afirmou.
"Sei que a gente tem nossas questões da menstruação, a gente fica falando que tem dor de cabeça. Mas tentar evitar esses discursos e falar naturalmente. Pegar um absorvente ou um coletor na mãe são processos que ajudam a naturalizar."
O momento ideal da conversa
"Quando surgem alterações no corpo, é um sinal de que a menstruação venha em algum momento". De acordo com Marcela, a partir daí já pode ser falado que há menstruação todo mês, que é um processo normal.
"Tentar tirar aquele estigma do 'ah, agora você é mocinha, você pode engravidar e não pode mais brincar'. [...] Essa sensação de infância roubada é muito comum nas mulheres quando a gente menstrua, porque a gente já entende, inconscientemente, que ser mulher é difícil por tudo o que a gente vê ao nosso redor", esclareceu Marcela.
Por fim, a ex-BBB indicou que as mães tentem ritualizar o momento quando a menstruação das filhas "descerem" e indicou o livro "A menina que virou lua" para dar de presente a elas.
"Você pode fazer da menstruação algo importante, algo positivo para sua filha. Quando 'descer' é o momento de explicar como usar o absorvente, essas coisas específicas. E se mostrar aberta para que ela possa fazer perguntas e não tenha motivos para se envergonhar", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.