Topo

Emílio Dantas fala sobre cenas de sexo em série: 'Não sabia como lidar'

Emilio Dantas - Reprodução/Instagram
Emilio Dantas Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/02/2021 10h11

Emilio Dantas protagonizou a série "Todas as Mulheres do Mundo", que teve estreia na Globoplay no ano passado e agora chega à TV aberta através da Globo. O ator deu uma entrevista para a coluna de Patrícia Kogut, de "O Globo", para falar do trabalho.

Ele contou que, como a série é baseada na obra de Domingos de Oliveira, procurou o intérprete original do personagem para conversar. No caso, Paulo José. "Ele era a única referência do filme que eu ainda conseguiria encontrar. Domingos de Oliveira já tinha partido. E Paulo foi o cara com quem falei para saber como seria se eu fosse dirigido por ele", relembrou.

Foi o maior barato! Batemos um papo, cantamos, vimos um outro filme dele com o Domingos... E ele me disse: "Este é um personagem para se divertir, se entregar". Segui à risca a recomendação dele.

Sobre as críticas que o personagem — também chamado Paulo — recebeu de uma parcela do público, que desaprovou seu comportamento (em cada episódio, ele se apaixonava por uma mulher diferente), Emílio disse não saber como os espectadores da Globo vão reagir.

"Agora, na TV aberta, não sei como vai ser. Prefiro nunca saber como vai ser. Parte do meu pagamento é ver até onde a arte que a gente faz vai gerar debates, reflexões, pontos de vista... Por que Paulo tem, sim, características do chamado 'esquerdomacho' total, e tem também características do macho criado nos anos 1990 como eu fui", argumentou.

Muita coisa eu levei para ele e pensei: "Vou aproveitar, levar uns erros e fazer uma faxina também". Alguns conceitos fui vendo que eram errados no decorrer da série, outros estou tentando entender até agora... É importante a gente não deixar de estar em movimento. Para mim foi gratificante aprender, estar na equipe. E, se parar para pensar, eu estava ali fazendo uma colaboração com essa equipe composta em mais de 80% por mulheres. Nesta série eu só ganhei.

As cenas de sexo foram um desafio para Emilio, mas segundo ele, a direção de Patrícia Pedrosa ajudou a contornar a situação. "Eu não sabia como lidar. Na verdade, foi mais um dos desafios. Eu nunca tinha trabalhado com tanta cena de nu na vida, com tanta cena de sexo. E a Patricia falou: 'Fica tranquilo que aí a coisa se inverte'. Eu virei o cara 'amedrontado' ali, pensando neste tipo de cena: 'Como é que vou fazer? É muita gente'. E é legal ver esse universo se invertendo", reparou o ator.

A gente está acostumado a ver as atrizes vulneráveis numa sequência em que o diretor diz que vai esvaziar o estúdio todo, e realmente isso acontece. Mas estar no lugar dessa atriz é muito doido e mudou minha visão.

"Tivemos muita parceria profissional mesmo. Como a gente tinha pouco tempo para interagir antes de começar a gravar a série, chegava num grau de empolgação: 'Eu pensei nisso aqui, nisso aqui'... A gente precisava se desprender disso. E quando aconteceu isso dei graças a Deus quando vi que era a Veronica, porque a gente se conhece há mais de dez anos", comemorou, citando Veronica Debom, com quem contracenou na série.