Topo

Mascarado de 'A Viagem' diz que se sentiu um 'super-herói disfarçado'

Adonay foi um personagem interpretado por Breno Moroni em "A Viagem" - Reprodução/TV Globo
Adonay foi um personagem interpretado por Breno Moroni em 'A Viagem' Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/02/2021 07h40

"A Viagem" foi um dos grandes sucessos da TV Globo. No ar pela primeira vez em 1994, a novela mostrou aos telespectadores um personagem misterioso, que só aparecia de máscara nas telinhas. Adonay foi interpretado por Breno Moroni.

Assim como o personagem, o ator também precisou manter o anonimato para despertar ainda mais a curiosidade do público da telenovela. "O personagem era muito querido pelo público", relembra o artista à Quem.

"Um dos tratos era de que eu não poderia divulgar quem era eu para manter o mistério. Então, eu evitava entrevistas e quando dava, não deixava me fotografarem. Me sentia como um super-herói que andava disfarçado."

"Era como o Clark Kent e o Superman, eu passei despercebido. Os figurantes não sabiam quem eu era. Eu ouvia comentários sobre o personagem no meio dos figurantes."

Breno Moroni diz ainda que o momento foi muito importante para ele. "Foi muito bom esse exercício da humildade. A experiência de ficar em silêncio também é boa para qualquer pessoa."

"Depois da novela, fui dirigir um grupo de atores surdos no Instituto Nacional de Educação dos Surdos. Durante três anos fiquei ali com eles e aprendi libras."

"É uma pena que eu não tenha tido essa experiência com eles antes. A comunicabilidade corporal do Adonay teria sido ainda melhor", avalia o ator na entrevista.