Topo

Preta Gil fala sobre representatividade: 'Corrente de empoderamento'

Preta Gil posta foto de lingerie transparente - Reprodução/Instagram
Preta Gil posta foto de lingerie transparente Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/02/2021 08h06

Preta Gil se tornou um símbolo de representatividade para muitas pessoas. Com mais de 8 milhões de seguidores no Instagram, ela mostra dia a dia seu processo de autoamor e autoconhecimento para quebrar padrões.

"Só fui entender que eu estava ajudando as mulheres depois de um período onde eu auto afirmei minha resistência, minha liberdade", diz a artista de 46 anos em entrevista à Vogue Brasil.

"Fui percebendo que outras mulheres se identificavam comigo. Isso é libertador, não só para elas, como para mim também", acrescenta ela, que na última semana compartilhou "um antes de depois" do corpo sem edição.

"A cada mulher que me fala que se libertou através de uma atitude minha, uma foto ou uma frase, eu também me conheço mais como mulher, me amo mais, é uma corrente de empoderamento. Essa corrente está cada dia maior."

Já envolvida em questões de representatividade com as próximas gerações, Preta Gil diz ter alguns ensinamentos reservados para sua neta, Sol de Maria, de 4 anos.

"A gente ensina para ela que precisa exatamente isso, respeitar todas as pessoas, todos os corpos, sem julgamento. Nós sempre apontamos: 'Olha, que pessoa linda, seja ela quem for', sem aqueles julgamentos que a gente tem ainda, estamos no processo de desconstrução e amadurecimento."