'BBB 21' aborda colorismo após comentários polêmicos de Nego Di
Durante o programa ao vivo de hoje do "BBB 21" (TV Globo), Tiago Leifert comentou sobre uma discussão polêmica que aconteceu na madrugada, em que Nego Di declarou que Gilberto não é negro.
Como vocês sabem a casa do BBB muitas vezes é palco de discussões importantes que estão acontecendo na nossa sociedade agora. Às vezes como isso acontece lá dentro é polêmica, mas mesmo assim a gente gosta de olhar como uma oportunidade.
Tiago explicou que a oportunidade é de abordar assuntos relevantes. "E nessa madrugada, o assunto levantado foi colorismo. que é quando o tom da pele determina como uma pessoa negra vai ser tratada."
O programa transmitiu o momento em que Nego Di falou da cor de pele de Gilberto. "Pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Teve alguém que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou", opinou Di.
"Ele pode ter alguém, um avô, uma avó [negros]. O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem...", afirmou o humorista.
Quando o ao vivo voltou para Tiago, ele disse que no Brasil a etnia é definida por autodeclaração.
Do ponto de vista do IBGE, que faz o nosso censo, o que vale mesmo é a autodeclaração. Então para nosso país, na hora do censo, a pessoa que declara qual é a cor da pele dela.
Boninho também comentou o assunto e usou suas redes sociais para compartilhar um dado que mostra que o termo "colorismo" aumentou muito depois que o assunto foi tratado no "BBB 21":
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.