Topo

Antonio Fagundes 'alfineta' séries americanas: 'Beberam da nossa fonte'

Antônio Fagundes atuou em "Renascer" em 1993 - Reprodução/vídeo
Antônio Fagundes atuou em 'Renascer' em 1993 Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2021 10h47

Antonio Fagundes tem um currículo extenso na teledramaturgia brasileira. Presente em tramas clássicas de diferentes décadas, ele revelou ao Gshow que "Renascer", de 1993, foi a produção que marcou sua carreira.

"Tem uma novela que eu realmente sou apaixonado por ela... e por um acaso eu fiz essa novela, mas de qualquer forma é uma novela que eu sou apaixonado, que é Renascer."

"É uma novela do Benedito Ruy Barbosa e que também é uma dessas novelas que toda vez que é reprisada, faz um enorme sucesso", contou ele, que ainda alfinetou produções americanas e europeias.

"A teledramaturgia brasileira é uma das melhores do mundo. Os americanos e europeus vieram beber aqui na nossa fonte a forma de fazer novela. Hoje em dia, uma série é quase uma novela", apontou ao Gshow.

Ela mantém uma história mestre correndo durante todos os episódios, tem um suspense de um capítulo pro outro, enfim... tem uma estrutura dramatúrgica igual a da novela, que os estrangeiros todos vieram beber aqui."

Antonio Fagundes também acredita que as telenovelas de hoje estão dispersas dramaturgicamente. "Quando você pega as novelas daquela época, você pega novelas estruturadas de uma forma fantástica."

"As histórias são contadas como o autor queria que elas fossem contadas. E, naturalmente, com poucos personagens, com poucos cenários... e as cenas às vezes duram 10 minutos."

É uma coisa que você não acha mais hoje em teledramaturgia. Uma cena de um minuto hoje em dia é uma cena enorme em televisão", pontua ele, que aponta a grande parte do sucesso de novelas antigas.

"Vem da fórmula dramatúrgica que elas usavam, que é diferente das de hoje. O fato de essas novelas antigas estarem fazendo sucesso é porque elas nos permitem descansar dessa loucura que a gente vem vivendo de uns anos para cá."