Karol diz que se sentiu desprezada por sua cor: 'Não posso ser amparada?'
O jogo da discórdia e a treta entre Karol Conká e Carla Diaz ainda está dando o que falar na casa do "BBB 21" (TV Globo). Em conversa com Nego Di, Lumena e Camilla, a rapper falou que se sentiu preterida por conta de sua cor:
Ninguém veio até mim de forma acolhedora (...) Uma mulher branca tem que chegar com cuidado para falar com uma mulher preta, não chegar com agressividade porque ela tem feridas
Karol continuou falando e comparou a reação de outros participantes da casa com ela, com Juliette:
A Juliette erra, faz um monte de merd* todo santo dia e aí todo mundo tá lá sempre: 'Ai querida'. Aí eu... mas deve ser por aquilo que você falou, eu já tenho uma personalidade forte, eu tenho meu posicionamento e parece que as pessoas não aceitam que eu tenha um dia de erro (...) E esse erro foi por causa de um ciúme. Sabe ciuminho, me senti preterida... Não é porque eu sou louca igual a Juliette que é louca mesmo. Foi um momento de descontrole. Não posso ter um surto e ser amparada? Pedir desculpas e ganhar um conforto? O Bil foi amparar Juliette e não a pessoa que ele falou que queria namorar
Lumena concordou e disse que mulheres pretas são mais inseguras. Aliás, no jogo da discórdia, a DJ usou a questão do racismo estrutural. Tiago Leifert pediu que os participantes da casa apontassem quem dos colegas era influenciador e quem era influenciável. A psicóloga começou falando sobre sua admiração por Karol Conká, quem ela apontou como influenciadora.
Karol como influenciadora e eu como influenciável. Por mais que estão tentando reduzir a experiência de Karol Conká a um ato específico, ela é uma das maiores influenciadoras de jornadas artísticas potencializadoras e de não silenciamento. Consegue reivindicar seus lugares de fala, falar sobre suas dores, falar sobre suas questões de insegurança expor suas sombras, suas vulnerabilidades em rede nacional. Isso para mim é um ato de coragem, é um convite para mulheres negras entenderem a importância de não silenciar quando dói, quando existe insegurança, preterimento.
Lumena se referia ao envolvimento de Karol e Arcrebiano. Na visão dela, a cantora foi usada por ele, que teria formado um casal apenas para tentar se fortalecer na casa. Em seguida, Lumena voltou seu foco para Carla Diaz. A atriz foi acusada por Karol de se insinuar para Arcrebiano. As acusações de Karol, inclusive, provocaram uma fote briga entre a rapper e Carla logo após a festa de sábado. Sem entender nada, Carla Diaz se defendeu no programa ao vivo de domingo, criticando Karol. A atriz foi acolhida por Viih Tube e Thaís. Lumena então falou sobre o episódio.
"Carla Diaz como influenciadora, e Viih, Sarah e Thaís como influenciáveis. É interessante perceber que, nessa experiência específica, como a dor de uma mulher fenotipicamente branca mobilizou toda a casa, acionando sentimentos de compaixão, de compreensão, de acolhimento, em detrimento da dor de uma mulher negra que foi criticada, alvejada, convocada inclusive ao desejo de não estar mais no programa. Me chamou a atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.