Topo

Atriz e modelo de 25 anos desaparecida havia 8 dias no RJ é encontrada

Família e amigos estavam sem conseguir contato com Lohany Façanha Martins - Reprodução
Família e amigos estavam sem conseguir contato com Lohany Façanha Martins Imagem: Reprodução

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

11/02/2021 10h20Atualizada em 11/02/2021 13h26

A atriz e modelo Lohany Façanha Martins, de 25 anos, foi encontrada na madrugada de hoje, internada com grave quadro depressivo e de ansiedade em um hospital do Rio de Janeiro. Ela estava desaparecida desde 2 de fevereiro, após entrar em contato pela última vez por videochamada com a família, que mora no Amapá.

A família tentava há oito dias falar com Lohany, que mora com uma amiga no bairro Botafogo. As ligações no celular da atriz caiam na caixa postal e as mensagens de texto não chegavam. O caso foi registrado na Delegacia de Investigação de Paradeiros e Desaparecidos, no Rio.

De acordo com o ex-marido de Lohany, o jornalista Pedro Da Lua, a atriz procurou a unidade de saúde por conta própria para o tratamento da depressão e ansiedade. A informação da internação chegou à família após uma pessoa reconhecer a jovem na unidade em reportagem do UOL e entrar em contato.

A tia da modelo anunciou nas redes que a modelo e atriz Lohany Façanha Martins foi encontrada - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
A tia da modelo anunciou nas redes que a modelo e atriz Lohany Façanha Martins foi encontrada
Imagem: Reprodução/Facebook

A família publicou nas redes sociais sobre o ocorrido. "Gente, depois de grande repercussão nas redes sociais e jornais, Lohany foi reconhecida e encontrada hospitalizada. É toda a informação que temos no momento. Com todo o meu coração gostaria de agradecer a todos vocês pois sem a ajuda de vocês jamais teríamos conseguido", escreveu Simone Gonçalves, tia da modelo, na manhã de hoje, no Facebook.

A artista é natural de Macapá e está no Rio de Janeiro desde 2019. Ela retornou ao Amapá em março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus, mas voltou para o Rio em outubro. A jovem concretizava o sonho de se tornar atriz, já tendo feito alguns papeis em peças de teatro.

"A tia dela confirmou no hospital que ela mesmo procurou atendimento após uma crise grave de ansiedade e depressão. Ela não deixou contato nem endereço, acabamos achando por algo divino depois que o caso ganhou repercussão. Se não tivesse a toda essa repercussão, o rapaz que a reconheceu, não iria saber", confirmou o ex-marido.

A mãe da atriz, a enfermeira Márcia Araújo, de 44 anos, deverá viajar nos próximos dias para o Rio de Janeiro para acompanhar de perto o tratamento da filha. Segundo a família, o quadro da atriz impõe a continuidade do atendimento no Rio.

"É uma sensação de alívio agora. Quando soubemos, estávamos em oração para que Deus intercedesse pela vida dela. Temos uma filha criança e o medo tomou conta de todos. Estamos agora bem aliviados", celebrou Da Lua.

Desaparecimento

Segundo a família, Lohany trabalha atualmente em uma agência de modelo, além de participar como voluntária em uma Organização Não Governamental (ONG) que cuida de crianças carentes em favelas do Rio de Janeiro. Ela não compareceu nos lugares desde 2 de fevereiro, mesmo com agenda prevista.

Os parentes dizem que Lohany mora com uma amiga em um apartamento no bairro Botafogo. A companheira de aluguel também estava sem informações do paradeiro da jovem.

No dia do desaparecimento, a atriz falou por vídeochamada com o ex-marido - que vive em Macapá - quando conversou com a filha, de 5 anos. Ela costumava ligar todos os dias para manter o contato.

A família desconfiou de algo de errado após a atriz deixar de atender as ligações e responder as mensagens no dia seguinte. Ela também deixou de compartilhar a rotina nas redes sociais, que conta com mais de 30 mil seguidores no Instagram.