Topo

Defensora do povo indígena repudia fala de Karol: 'Respeite nossa história'

Karol no BBB 21 - Reprodução/Globoplay
Karol no BBB 21 Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/02/2021 19h15

O clima ficou bastante pesado ontem no "BBB 21" (TV Globo) entre Carla Diaz e Lumena.

A DJ e psicóloga criticou a atriz no programa ao vivo e as ofensas sobre Carla se estenderam pela madrugada. Lumena, Karol Conká e Nego Di detonaram a atriz.

Uma das muitas declarações de Karol, causou indignação. Ana Patté, integrante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), pediu respeito aos povos originários e sua história e destacou o trecho da declaração da rapper que a mais chocou: "Mas eles aceitam migalhas. Aceitam espelhinho, entrega as terras em troca de espelho". Ana fez uma declaração em seu Instagram:

Essa fala carregada de racismo violência histórica, reforçando estereótipo do bom selvagem, que anula toda história de massacre e extermínio dos povos Indígenas, na invasão do Brasil, com projeto de colonização. Colonização não somente das mentes que se tornaram adoecidas, como também a colonização das relações, das terras. Não permitiremos assistir discursos como estes sem nos posicionar. Esse discurso na maioria das vezes são reproduzidos pelas escolas de que o Brasil foi descoberto e não invadido, reproduz ainda que nos conquistaram trocando nossas terras por espelho. Nós sabemos que essa é a primeira Fake News da história, nós não somos exatamente os primeiros a chegar, nós somos os primeiros a estar. Respeite os povos originários @karolconka, respeite a nossa história.

Quem deve ser eliminado do 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 681593 votos
97,13%
Globo/Fábio Rocha
1,82%
 Globo/João Cotta
1,05%
Reprodução / Internet
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto