Defensora do povo indígena repudia fala de Karol: 'Respeite nossa história'
O clima ficou bastante pesado ontem no "BBB 21" (TV Globo) entre Carla Diaz e Lumena.
A DJ e psicóloga criticou a atriz no programa ao vivo e as ofensas sobre Carla se estenderam pela madrugada. Lumena, Karol Conká e Nego Di detonaram a atriz.
Uma das muitas declarações de Karol, causou indignação. Ana Patté, integrante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), pediu respeito aos povos originários e sua história e destacou o trecho da declaração da rapper que a mais chocou: "Mas eles aceitam migalhas. Aceitam espelhinho, entrega as terras em troca de espelho". Ana fez uma declaração em seu Instagram:
Essa fala carregada de racismo violência histórica, reforçando estereótipo do bom selvagem, que anula toda história de massacre e extermínio dos povos Indígenas, na invasão do Brasil, com projeto de colonização. Colonização não somente das mentes que se tornaram adoecidas, como também a colonização das relações, das terras. Não permitiremos assistir discursos como estes sem nos posicionar. Esse discurso na maioria das vezes são reproduzidos pelas escolas de que o Brasil foi descoberto e não invadido, reproduz ainda que nos conquistaram trocando nossas terras por espelho. Nós sabemos que essa é a primeira Fake News da história, nós não somos exatamente os primeiros a chegar, nós somos os primeiros a estar. Respeite os povos originários @karolconka, respeite a nossa história.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.