Psicólogo fala sobre eliminação de Karol Conká: 'Não estamos na pele dela'
No episódio de hoje do programa "O Encontro" (TV Globo), o psicólogo Alexandre Coimbra conversou com a apresentadora Patrícia Poeta sobre a eliminação de Karol Conká do "BBB 21". Na saída do reality, a rapper falou sobre seus erros durante o confinamento e pediu desculpas. Ela, porém, não demonstrou grandes emoções.
Questionado por Poeta se Karol estava demonstrando fraqueza ou firmeza naquele momento, Coimbra falou que não era ético analisar alguém que não é seu paciente, mas levantou a questão:
As pessoas são muito mais do que se apresentam, e, particularmente, nesse momento em que todo o mundo está vivendo um BBB às avessas, um confinamento imposto pela pandemia, quem nunca transbordou as suas emoções sobre as pessoas próximas?
O psicólogo falou também que demonstrar fraqueza em público não é algo bem visto na cultura brasileira, e que mulheres negras, ao passarem a vida assistindo cenas de racismo, podem ser tornar mais duras ao responderem a críticas.
Julgar a Karol é um exercício perigoso, pois não estamos na pele dela. Como público, essa história nos convida a um posicionamento rico que é como lidamos com o erro do outro. Você a cancelaria se ela fosse a sua filha ou irmã? Você daria voz para se retratar e e se refazer?
Ao fim da conversa, Coimbra ressaltou que nem sempre as pessoas se dão conta de seus gatilhos quando eles aparecem. "Depois que explodimos é que vamos entender o que aconteceu para chegarmos a tal ponto. Esse é o processo que a Karol vai viver agora, fora da casa, e onde merece acolhimento."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.