Topo

Fernanda Vasconcellos sobre 'A Vida da Gente': 'Superação impressionante'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/03/2021 08h57

Nesta segunda-feira (1), uma das novelas mais sucedidas da Rede Globo será reprisada. 'A Vida da Gente', exibida pela primeira vez em 2011, estará de volta hoje, às 18h. Fernanda Vasconcellos, a protagonista da trama de Lícia Manzo, concedeu uma entrevista para Patrícia Kogut, do jornal O Globo, e relembrou como foi a preparação para viver sua personagem, Ana, uma tenista cheia de sonhos que acaba vivendo uma história de superação após sofrer um acidente de carro.

Ana fica quatro anos em coma e quando acorda, vê sua vida totalmente diferente e é aí que os embates e conflitos começam. Para Fernanda, a novela foi de muito aprendizado e um intenso estudo para que tudo saísse perfeito.

"Uma novela me marcou de forma muito positiva, não somente pela repercussão que teve na época, mas pela intensidade do processo. Ana é uma personagem que tem força de vida. Sua superação é impressionante. Ao longo de sua trajetória, ela aprende que é preciso viver com sentimentos ambíguos, que a vida é uma transformação constante e que para existir é preciso usar a força que tem dentro de si", disse.

"A complexidade dessa personagem é um prato cheio para uma atriz criar formas de mostrá-la ao público. Foram meses de aulas de tênis, curso de apneia (para as primeiras cenas na água), curso de mergulho para a cena de acidente... e tudo isso acontecia enquanto eu preparava o perfil psicológico da personagem. Foi um período de comprometimento e dedicação", lembrou.

A atriz ainda avalia a condução dos fatos:

"A trajetória da Ana é muito bem estruturada e coerente. Eu gosto quando ações combinam com as ideias, isso diz sobre o caráter da personagem".

Vale lembrar que Ana vive um grande amor com seu 'meio irmão', Rodrigo, vivido por Rafael Cardoso. Porém, durante o seu coma, o galã acaba se envolvendo com sua irmã, Manu (Marjorie Estiano). No desenrolar da história, Ana acaba conhecendo Lúcio (Thiago Lacerda) e tem um final feliz com ele.

O último trabalho da artista na TV foi em 'Haja coração' (2016), que está sendo reprisada no horário das 19h. Ela também fez parte do elenco de 'Coisa mais linda', série nacional da Netflix. Sempre muito discreta, Fernanda falou sobre sua relação com as redes sociais e que não liga muito para elas - quando ela sente vontade, ela faz posts e quando não sente, simplesmente não faz:

"Isso nunca foi uma coisa pensada, nunca foi um processo. É o meu jeito. Às vezes, eu estou mais empolgada postando coisas e, às vezes, não tenho vontade de postar nada".

Casada com o ator e apresentador Cássio Reis, a atriz comemorou o fato de já ser 'veterana'. São 15 anos de carreira e por conta da experiência, atualmente, ela consegue lidar melhor com a fama e críticas:

"Deixar de ser a novidade do momento é mais interessante porque as pessoas se interessam mais pelo seu trabalho do que pelo seu peso ou seu casamento", finalizou.