Topo

'Minha vida não se resume a militância', diz Lumena sobre jornada no 'BBB'

BBB 21: Lumena com a placa que não vai ganhar o jogo - Reprodução/globoplay
BBB 21: Lumena com a placa que não vai ganhar o jogo Imagem: Reprodução/globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/03/2021 16h50

A DJ e psicóloga Lumena foi a quinta eliminada do "BBB 21" com 61,31% dos votos e, no programa, protagonizou cenas que viraram memes, mostrou um vocabulário mais "rebuscado" e viveu tretas e desavenças. Agora, após deixar o confinamento, a ex-BBB afirmou que Gilberto será o vencedor da edição, analisou o seu jogo e a sua jornada (palavra muito dita pela baiana na casa) ao longo das cinco semanas que passou no reality.

"Fui com a intenção de dançar de um jeito e dancei de outro. Até o meu jeito de expressar questões vem junto com o corpo, com a voz. É tudo muito grandão, literalmente (risos). Eu poderia ter dançado de uma forma mais leve no jogo. [...] O sentimento é de que eu caí em algumas ciladas emocionais que eu nunca imaginei que pudesse cair", disse a psicóloga.

Eu só comecei a retomar meu propósito principal, que era o de levar a minha jornada com leveza, alegria, entrega e pesar muito menos as questões identitárias, quando eu fui para o paredão. Só que os encontros e os gatilhos com algumas pessoas lá foram muito profundos. Eu não sou uma pessoa rasa, não consigo lidar com nada na minha vida de maneira superficial. Lumena

Lumena afirmou também que suas atitude apontadas como "agressivas" e que disse terem sido reativas, seriam diferentes fora do "BBB" 21". "Eu liguei um modo muito profundo lá dentro, que era totalmente contrário ao meu propósito no BBB. [...] Minha vida não se resume a militância. Se eu tenho uma reunião com tal pessoa, eu vou falar sobre essas questões e tudo certo. Início, meio e fim. No resto do tempo, eu vou me divertir, curtir. E lá parece que eu liguei um outro modo. Eu tenho o sentimento de que gostaria de ter feito de outras formas, mas com o que chegou para mim, com a minha história de vida, não consegui fazer outro cálculo. Foram basicamente reações. E lá dentro só quem vive aquelas contingências sabe", disse.

A ex-sister tem um histórico de atleta, chegou a competir por cinco anos, e contou que sua estratégia envolvia o que aprendeu com o esporte. "Minha estratégia era me concentrar para as provas, tentar pegar o máximo de liderança, anjo e ganhar o máximo de prêmios. Eu queria ter uma jornada de conquista, mostrar que eu era uma boa competidora. Não sei se era visível, mas eu preparava. Mas o psicológico acabava atrapalhando. Eu achei que era só correr, nadar, me jogar, e esqueci que parte das habilidades de uma dinâmica de reality, obviamente, é uma saúde mental organizada", afirmou.

Além disso, a psicóloga afirmou que driblar questões identitárias fazia parte de sua estratégia. "Não ser reduzida a isso, jogar com seriedade, me dedicar nas provas, pegar um fôlego nas festas e foco na missão convivência. Mas realmente minha energia foi por água abaixo", disse.

Lumena, que disse acreditar que sua sinceridade a levou a começar o reality imunizada e com o maior número de votos do público, afirmou ter imaginado que seria a eliminada desta semana e que entendeu que a desistência de Lucas Penteado repercutiu negativamente nas pessoas que foram próximas do ator no "BBB 21". "A saída da Karol e do Nego Di, que eram pessoas com quem eu tinha uma relação, também me indicaram que, em algum momento, essa bomba poderia cair no meu colo", disse.

A baiana disse que sua postura também a prejudicou: "Eu não me calei em horas que eu poderia ter calado e me posicionei de maneiras que eu não curto me posicionar mais. Eu deixei parte da minha dinâmica de vida, que é tratar de questões que são duras para mim de forma leve, e liguei o modo 'dedo na cara'".

BBB 21: Karol Conká e Lumena conversam - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Karol Conká e Lumena conversam
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Lumena afirmou também que a saída de Karol Conká, de início, a impactou dentro do confinamento. "A princípio, foi ruim, e depois eu entendi que foi positiva a nível de eu voltar para o jogo. A energia que eu estava doando para ela ficou mais livre. Aí eu pude voltar para mim, refletir o que eu estava fazendo ali, lembrar do meu propósito. Naquele momento, eu consegui verbalizar qual era o meu propósito porque eu realmente havia esquecido o que eu tinha ido fazer no 'Big Brother Brasil'", disse.

"Eu confundi um pouco, fui me anulando em prol do acolhimento. Eu sou isso: como na minha vida eu fui muito acolhida por mulheres, eu vi que a Karol precisava. Isso lá dentro é arriscado. Acolher o outro anula a sua energia. Com o Nego Di também estabeleci uma conexão e tive diálogos profundos. Por isso tudo, a saída deles reverberou de diversas formas", acrescentou a DJ, que afirmou que Karol Conká é uma amizade que levará para além do reality e que torce por Gilberto, Fiuk, João e Sarah.

Lumena contou sobre os momentos mais marcantes de sua trajetória no programa, como, por exemplo, dois discursos de Tiago Leifert que a tocaram bastante:

Na minha eliminação, a analogia que ele fez com a dança foi muito emblemática porque é o meu instrumento de comunicação mais visceral, mais sincero. Eu fui com um propósito de dançar de um jeito e dancei de outro. Até o meu jeito de expressar questões vem junto com o corpo, com a voz. É tudo muito grandão, literalmente (risos). Esse discurso me pegou nesse sentindo: poxa, eu poderia ter dançado de uma forma mais leve no jogo em si. Já na saída do Lucas, aquele choro foi uma catarse de reconhecer que tanto a saída dele quanto a minha postura transcendiam o que a gente viveu ali dentro. Eram matrizes que vêm da história dele e da minha história. Lumena

"A imagem dele me lembrava os meus primos, pessoas com quem eu me relacionei na vida, pessoas que eu acolhi, a quem eu me doei. Eu confundi muita coisa lá dentro. Ele projetou em mim um acolhimento que, em dado momento, eu desejei e me anulei no jogo para me doar. Quando ele me feriu, eu decidi ligar o modo contra-ataque, o que foi muito prejudicial para o meu jogo. Me senti atacada pelo que ele me causou, e eu não levo desaforo para casa de homem nenhum. Pensei: 'Se me atacar, vou atacar também'. Só que eu esqueci que eu estava num reality, não num campo de batalha", acrescentou Lumena sobre sua relação com Lucas Penteado.

BBB 21: Lumena briga com Lucas durante a festa Holi Festival - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lumena briga com Lucas durante a festa Holi Festival
Imagem: Reprodução/Globoplay

A ex-bbb também citou as festas, especialmente, como momentos marcantes dentro do "BBB 21". "A entrada foi muito marcante. Eu queria ter aquele sentimento de pisar na grama e ver a piscina, só que a gente foi para a outra casa. A sensação de entrar verdadeiramente na casa, com o fato de ter sido acolhida e ter sido imune, foi massa. As festas também! O que foi Thiaguinho? O que foi Daniela Mercury? Foi muito marcante poder ter essa válvula de escape", disse.

A psicóloga aproveitou o momento para comentar os memes que sua participação no "BBB 21" gerou. "É real essa parada? Nem Twitter eu tinha, não estou ligada nesse corre. Eu estudei tanto para virar meme (risos)! Mas é isso, meu primeiro cancelamento. Vou levar para o meu Currículo Lattes e está tudo certo. Vou elaborar o que é ser cancelada na internet, o que é virar meme. Vou levar para a minha análise, vou beber cerveja dando risada com as minhas amigas. Porque, gente, o que eu vou fazer? Fui cancelada", afirmou.

A ex-BBB comentou também a repercussão de seu vocabulário mais academicista: "Eu estou muito chocada (risos)! [...] Eu gosto dessa performance acadêmica e lá era o que tinha para "tocar". Um monte de influencers e eu pensei: "Gente, que mundo é esse? Milhões de seguidores, uau". A única coisa que eu tinha para compartilhar eram minha pesquisa, meus termos, que eram muito naturais: eu falo assim. E a minha verdade: sou uma mulher baiana, migrante, do corre. Usei "fenótipo", minha orientadora deve estar doida (risos)".

Lumena afirmou que vai levar de experiência estudar o "cancelamento", o comportamento de internautas e que pretende, para o futuro, Lumena afirmou que quer cuidar de sua saúde mental, se cercar das pessoas que a amam e ser mãe e estudar para conseguir devolver algo para seus seguidores:

Eu tenho muita sorte de ter pessoas que me amam muito e me entendem do jeitinho que eu sou. E a minha companheira, Fernanda, é uma delas. Eu quero ter filho. Minha prioridade agora também é viajar, mergulhar numa cachoeira, comer um acarajé, voltar minha cabeça para a minha religião, que é o que cuida da minha mente. Me reconectar, voltar para a minha leveza, cuidar da minha espiritualidade. Quero me fortalecer. [...] Vou voltar para o meu eixo de sanidade, organização e ludicidade. Vou tentar estudar um pouco esse mecanismo das redes sociais e ver o que posso oferecer para essas pessoas que estão me seguindo também. Lumena

Após paredão falso, quem merece ganhar o 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 135204 votos
43,39%
Globo/João Cotta
12,70%
Globo/João Cotta
9,30%
Globo/João Cotta
8,45%
Globo/João Cotta
7,81%
Globo/João Cotta
6,33%
Globo/João Cotta
3,59%
Globo/João Cotta
3,25%
Globo/João Cotta
1,42%
Globo/João Cotta
1,06%
Globo/João Cotta
0,99%
Globo/João Cotta
0,67%
Globo/João Cotta
0,63%
Globo/João Cotta
0,42%
Globo/João Cotta
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto