Topo

'Amor de Mãe': Máscara ineficiente de Álvaro chama a atenção nas redes

A máscara de plástico é aberta e não impede a transmissão da covid-19 - Reprodução/TV Globo
A máscara de plástico é aberta e não impede a transmissão da covid-19 Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

15/03/2021 22h23

Foi ao ar hoje o primeiro capítulo inédito de "Amor de Mãe". A pandemia já começou nos novos episódios da novela, e um detalhe não escapou aos olhos dos espectadores: a máscara usada pelo vilão Álvaro!

De plástico e aberta, ela não tem qualquer vedação — e, por isso, também não tem qualquer eficácia para barrar o coronavírus.

Os fãs ficaram em choque:

Para alguns, a escolha de máscara combinou com o personagem:

Outros ficaram preocupados com a possibilidade de alguém ver esse tipo de máscara em uma novela e achar que ela funciona:

Também teve gente relembrando personalidades que já usaram máscaras ineficientes:

Afinal, qual máscara funciona?

Por muitos meses, acreditou-se que a máscara de pano era suficiente para barrar a transmissão da covid-19. No entanto, com as mutações e novos estudos sobre o coronavírus, a conclusão dos cientistas foi que as máscaras mais recomendadas para usar em locais fechados e cheios são aquelas com certificação PFF2 ou N95.

Nas redes sociais, já tem perfis dedicados a guiar os usuários nos vários modelos e preços. Se mesmo assim estiver difícil encontrar um modelo, outra opção é sobrepor uma máscara de pano e uma cirúrgica — a cirúrgica filtra bem o ar, e a de pano ajuda na vedação.

E uma regra se aplica a todos os casos: nada de máscara de plástico!