Topo

Gloria Groove se identifica com Gil, do 'BBB', sobre preconceito da igreja

Gloria Groove se apresentou no BBB 21 - Twitter/@gloriagroove
Gloria Groove se apresentou no BBB 21 Imagem: Twitter/@gloriagroove

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

31/03/2021 04h00

Gloria Groove se apresentou em uma das festas do "BBB21", ao lado de Leo Santana, e Gil foi um dos participantes mais empolgados durante o show. A cantora de "Apaga Luz" e "Coisa Boa" diz admirar a jornada do economista dentro e fora da casa e acredita que ele pode se fortalecer ainda mais no jogo.

Sincerão, ele abre o coração para falar sobre o preconceito sofrido ao assumir sua sexualidade e até a dificuldade de se autoaceitar.

É de uma importância tremenda que o Gil compartilhe a experiência dele com a homofobia e a opressão decorrente de sua orientação sexual num programa de tanto alcance quanto o 'BBB'.

Preconceito na igreja

O brother, que já foi mórmon, também já comentou dentro da casa sobre o medo que sente por não ser tão bem aceito na igreja por ser gay. Groove diz saber, por experiência própria, o quanto a igreja "pode ser um ambiente de exclusão para pessoas que fogem das normas de heterossexualidade e cisgeneridade".

Também me enxergo muito no discurso dele. Espero que com essa repercussão, muitas instituições religiosas possam rever seus conceitos de 'acolhimento'.

Treta com Rodolffo

A atitude de Gil de colocar Rodolffo no paredão quando foi líder gerou uma treta, incluindo Sarah, que se estende até hoje no "BBB".

Gloria acredita que o brother ouviu seu coração e fez a coisa certa ao indicar para o paredão um participante que teve uma fala considerada homofóbica no programa. Apesar de uma diferença de menos de 1%. Carla Diaz foi elliminada na disputa com o sertanejo e Fiuk.

Tenho muito orgulho dele por ter adotado essa atitude. Vivemos sim num país extremamente machista e homofóbico. O fato de ter sido uma votação 'acirrada' entre uma mulher adulta concebida pelo grande público como 'a trouxa' e um homem adulto com posicionamentos claramente homofóbicos resultando na eliminação da Carla, apenas constata isso. Nada de novo sob o sol.