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Pam Puertas: dinheiro recebido do governo por post na pandemia será doado

Pamela Puertas disse que não recebeu do Governo para falar sobre tratamento precoce, mas sim "atendimento precoce" - Reprodução/Instagram
Pamela Puertas disse que não recebeu do Governo para falar sobre tratamento precoce, mas sim 'atendimento precoce' Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

31/03/2021 20h00

A influenciadora Pamela Puertas declarou hoje que recebeu dinheiro da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) para fazer post sobre "atendimento precoce", e não sobre tratamento precoce — método que ainda não tem qualquer comprovação de eficácia.

Em nota postada em sua conta oficial do Instagram, Pam afirmou que fez a publicação paga pelo Governo Federal para ajudar a informar seus seguidores.

Nunca quis levar qualquer vantagem e como profissional deste setor de influenciadores aceitei fazer a campanha muito mais para auxiliar os que me seguem, já que entendo que essa informação do atendimento precoce é de fato relevante, para que uma pessoa não fique contaminada e acabe buscando ajuda médica após estar em uma situação grave. Reitero, só um médico pode prescrever medicamento e amparado na ciência.

A influenciadora também revelou que recebeu R$ 2,5 mil da Secom pelo post e promete converter o dinheiro em doação para a campanha Band Contra a Fome, da emissora paulista.

Outra que se pronunciou após ter sido paga pelo Governo Federal para defender o tratamento precoce foi a ex-BBB Flávia Viana. A influenciadora digital chorou hoje e se desculpou em desabafo postado nos stories do Instagram.

"Eu não acredito em tratamento precoce dessa doença tão louca que está espalhada por aí", declarou a ex-sister.

Entenda o caso

Uma reportagem da Agência Pública revelou que, em janeiro deste ano, a Secom (Secretaria de Comunicação do Governo Federal) contratou quatro influenciadores, que receberam um montante de R$ 23 mil para falar sobre "atendimento precoce". A verba saiu de um investimento total de R$ 19,9 milhões da campanha publicitária denominada "Cuidados Precoces COVID-19".

A ex-BBB Flávia Viana recebeu, sozinha, R$ 11,5 mil, segundo os documentos obtidos.

No roteiro da ação, a Secom orientava os influenciadores a fazer um post no feed e seis stories — todos no Instagram — dizendo para os seguidores que, caso sentissem sintomas da covid-19, era "importante que você procure imediatamente um médico e solicite um atendimento precoce".