Topo

Covid-19: Morre João Acaiabe, o tio Barnabé do Sítio do Picapau Amarelo

João Acaiabe - André Durão/UOL
João Acaiabe Imagem: André Durão/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/04/2021 06h54Atualizada em 01/04/2021 12h15

Morreu na madrugada de hoje o ator João Acaiabe, 76 anos, vítima da covid-19. A informação foi confirmada pelas redes sociais pela a sua filha, Thays Damazio Acaiabe.

"E nós passamos o nosso último Natal juntos, meu pai mais que querido, meu amor. Eu não sabia que era o nosso último natal neste plano. Foi um natal feliz como sempre é quando a gente se encontra, só nós dois, comida, filmes e livros. Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até a gente se encontrar novamente porque almas gêmeas nunca se separam!", escreveu.

O ator estava internado desde o dia 15 de março no hospital por conta da doença e precisou ser intubado ontem. Durante o "Encontro", Fátima Bernardes divulgou que o enterro do ator acontecerá em sua cidade natal, Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo.

Acaiabe ficou conhecido por viver personagens como Tio Barnabé no "Sítio do Picapau Amarelo", entre 2001 a 2006, Seu Pimpinonni na nova versão da telenovela "Uma Rosa com Amor" e o cozinheiro Chico no remake de "Chiquititas", entre 2013 a 2015.

Ele iniciou sua carreira artística ainda na adolescência trabalhando como locutor de rádio. Fez diversos trabalhos para a televisão como no programa Bambalalão da TV Cultura na década de 1980, onde era contador de histórias. Acaiabe ainda teve passagem pelo teatro com peças como "Barrela" e "Jesus homem".

Além disso, o ator se dedicou a realizar trabalhos socioculturais, como oferecer aulas de teatro para jovens privados de liberdade na Fundação CASA. Em 2018 retornou à Rede Globo para atuar como Pai Didico, na novela "Segundo Sol".

No ano passado, Acaiabe enfrentou problemas renais. Em setembro, ele completou nove meses aguardando na fila por um transplante. Ele passou por hemodiálises em um hospital de São Paulo na tentativa de mitigar os efeitos de uma insuficiência renal. Por conta de uma dieta restritiva imposta pela tratamento da doença, o ator perdeu mais de 20kg na época.

Nas redes sociais, artistas lamentaram a morte do ator. A atriz Giovanna Grigio, que também fez parte do elenco de "Chiquititas", prestou uma homenagem ao colega de set.

"Eu não sei se você lembra, João, mas eu me lembro da sua generosidade no dia que a gente se conheceu. Era meu primeiro teste para 'Chiquititas', eu tava muito nervosa e você me chamou pra ensaiar. A gente passou texto várias vezes juntos e foi amor à primeira cena. Ter você como professor e amigo, escutar suas histórias, aprender com você... Com certeza foram dos maiores privilégios da minha vida! Eu já te amava antes e vou te amar pra sempre. Obrigada por tudo!"

A também atriz Vanessa Goulartt, neta de Nicette Bruno, que também morreu vítima da covid-19, lamentou a morte do ator. Nicette contracenou com Acaiabe em "Sítio do Picapau Amarelo".

"Acaiabe, que você tenha uma passagem iluminada, que a sua doçura fique como exemplo para todos nós. Você me mandava mensagens diariamente para saber da minha avó, quando íamos imaginar que você também seria levado por esse vírus cruel. Te desejo toda luz e todo amor, e para os que me leem não duvidem nem por um minuto do poder devastador dessa pandemia. Protejam-se, pensem em si, pensem em todos. Que Deus nos proteja."

Imunizados! Os famosos que já receberam a vacina da covid-19