Topo

Secretaria da Cidadania do Rio acusa Latino de intolerância religiosa

Latino e o macaco Twelves, que morreu após ser atropelado - Reprodução/Instagram.com/twelvesoficial
Latino e o macaco Twelves, que morreu após ser atropelado Imagem: Reprodução/Instagram.com/twelvesoficial

Do UOL, em São Paulo

20/04/2021 19h23

A Secretaria Municipal de Cidadania do Rio enviou uma notícia-crime contra o cantor Latino por intolerância religiosa para a Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância).

A ação foi motivada por uma fala do cantor de "Me Leva" e "Festa no Apê", que culpou adeptos de religiões de matriz africana pela morte do seu macaco de estimação.

"Nessa parada de centro espírita, nesse bagulho de macumba, os caras fazem trabalhos pesados pra infernizar a vida do outro. E aí fizeram um trabalho, sei lá, de ebó… Sei lá que p* que chama essa m* de 'macumbaria'", disse Latino durante participação em um podcast.

O caso está sendo investigado pela polícia. Caso seja enquadrado no crime de intolerância religiosa, Latino pode ser condenado a pagar uma multa, além de receber uma pena de detenção de um mês a um ano.

Átila Nunes, secretário municipal de Cidadania do Rio, defende que a declaração do artista é uma clara violação à liberdade religiosa.

''É lamentável que uma pessoa pública use o seu espaço na mídia para propagar uma mensagem preconceituosa e que contribui para alimentar a intolerância contra as religiões de matriz africana. Não podemos ignorar o que aconteceu ou normalizar uma ofensa à crença do próximo", declarou.