Topo

Ana Maria Braga se desculpa por comentários ofensivos sobre prato africano

Ana Maria Braga no programa "Mais Você" - Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga no programa "Mais Você" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2021 08h43Atualizada em 30/04/2021 08h46

Ana Maria Braga causou polêmica após um comentário debochado sobre um prato africano, que aconteceu na última terça (27) durante o programa apresentado por ela na Globo, o "Mais Você". A repercussão foi tanta que ela precisou vir a público pedir desculpas.

Tudo começou quando ela e o repórter Thiago Oliveira experimentaram o prato, chamado ugali, que tem origem queniana e é feito à base de farinha de milho e água, com refogado de legumes e carne. A reportagem apresentava o prato como o correspondente ao "arroz e feijão" daquela região, sendo o "segredo" dos atletas quenianos que vencem maratonas no Brasil.

Os dois riram do prato e passaram a fazer comentários depreciativos a respeito.

"Se a gente passar mal, passa mal juntos", disse Ana Maria ao falar sobre o prato. "É feio, hein. Não tem gosto de nada a farinha. O refogado é bom. Tá difícil dele engolir", complementou. Ao ver Thiago fazendo careta ao comer, ela acrescentou: "Ele também não gostou".

O prato foi preparado por ChefSam, responsável pelo restaurante "Mama Africa" em São Paulo, que depois dos comentários de Ana Maria fez questão de se manifestar nas redes sociais, mesmo frisando que não se pronunciaria a respeito por ter viajado a Camarões por causa de uma morte na família.

Ele compartilhou uma das mensagens que recebeu sobre o assunto, que chamava as falas de Ana e Thiago de "atitudes nojentas e mal-educadas. Foi um tapa sem tamanho na nossa cara como africanos. Você deu argumentos para as pessoas que já tem preconceitos". Em seguida, disse que o repórter ligou para ele e pediu desculpas.

"Eu falei que aceito as desculpas se ele falar isso para o público que está bravo com ele, e a Ana fizer isso também", explicou o chef, que recebeu apoio de nomes como o cantor Chico César e de Pitchou Luambo, do restaurante "Congolinária".

Através de sua assessoria de imprensa, Ana Maria Braga se desculpou pelos comentários depreciativos. "Me desculpo se na interação com o repórter, nossa brincadeira possa ter ofendido. A ideia foi dividir com os telespectadores instantes de descontração e nunca um sentimento de desrespeito. Conheço a culinária, admiro, gosto muito e recomendo que todos busquem experimentar", declarou.