Topo

Claudia Raia revela assédio sofrido no passado: 'Escondida, chorando'

Cláudia Raia no "Conversa com Bial" - Vídeo/Reprodução
Cláudia Raia no "Conversa com Bial" Imagem: Vídeo/Reprodução

Colaboração para o UOL

01/05/2021 02h07Atualizada em 01/05/2021 02h08

Claudia Raia relatou duas situações de assédio que enfrentou quando era mais nova e ainda estava com foco na carreira de bailarina.

"Fiquei escondida, chorando, pensando o que ia fazer", contou Claudia, em entrevista ao "Conversa com Bial" de hoje, relatando o momento em que fugiu do apartamento de um coreógrafo que tentou assediá-la quando mais jovem. "Ele colocou a mão na perna, a mão foi andando, subindo, vindo", continuou Cláudia, que usou uma coruja de porcelana para se defender e bater na cabeça do homem que tentou assediá-la.

"Eu corri para o meio da rua e me escondi. Fiquei lá por um tempo. Foi quando vi os pezinhos das pessoas andando e era minha professora", continuou a atriz, contando como saiu do esconderijo na rua e emendando em outra situação semelhante. "Depois fui de novo assediada no meio da rua, era uma rua sem saída. o homem me jogou no chão, veio em cima de mim, a policia veio e imobilizou".

"Venho de uma família extremamente feminista, de mulheres. Éramos minha mãe, minha avó, eu e minha irmã. Na época, não falávamos tanto de feminismo, falavam de mulheres que vestiam as calças", completou a atriz, afirmando que teve uma mãe moderna, muito à frente e que foi com ela que aprendeu a reagir. "Ela me ensinou 'não permita que ninguém faça com você o que você não quer'".

Namoro com Jô Soares e Casamento com Alexandre Frota

No bate papo, Claudia Raia relembrou ainda os relacionamentos com Jô Soares e Alexandre Frota.

Questionada por Bial a respeito da grande diferença de idade entre ela e Jô (ela tinha 17 e ele 52), Cláudia foi direta: "Eu estava atordoada, era um homem muito mais velho, achei que não era possível estar apaixonada por ele. Foi o primeiro grande amor da minha vida, tivemos uma relação muito linda. Até que um dia ele terminou, apontando que nós tínhamos uma diferença de idade enorme, que ele não iria aguentar o tranco.", revelou.

"Eu quase morri, aí no tropeço, comecei a namorar Alexandre Frota na curva, na dor de corno que eu tava. Ele ficou me amparando, eu ainda sofrendo de amor pelo Jô", narrou aos risos.

A atriz relembrou que Alexandre Frota foi no Chacrinha e anunciou a data e o local do casamento deles, o que fez com que uma grande multidão. Claudia Raia se divertiu ainda ao lembrar o fim do relacionamento, quando pediu a separação e que ele saísse de casa, mas, ao ver que isso não aconteceria, ela tomou à frente da situação: "Desci com a mala e joguei as roupas dele na lagoa."

Livro e vida após 50

A atriz falou ainda sobre seu livro biográfico, "Sempre Raia um Novo Dia", lançado em 2020 e escrito pro Rosana Hermann. "Nunca achei que minha vida daria um livro. Nunca acho que a minha vida dá muita coisa. Fui andando, trabalhando e nem percebendo que eu tava fazendo uma carreira.", confessou.

Claudia Raia falou ainda sobre como se sente após os 50 anos e como tem tentando estimular cada vez mais as mulheres nessa faixa etária a se entenderem.

"Tô muito melhor que aos 24. Muito mais alegre, potente, versátil. Tenho muito mais ferramentas, muito mais repertório. Esses 50 anos abriram as portas pra mim, começou o segundo ato da minha vida. Tem muita coisa pela frente. Eu resolvi levantar essa bandeira dos 50 pela frente. É aí que começa o seu momento. Momento que você já foi mãe, já foi esposa, que você pode recasar com a mesma pessoa ou com outro. Tudo isso, junto e misturado, te dá uma potência. Quem é a grande consumidora do mundo hoje? A mulher de 50+."

O "Conversa com Bial" vai ao ar de segunda a sexta-feira, após o "Jornal da Globo".