Topo

Cleo Pires revela ter doença 'silenciosa' que afeta tireoide e peso

Cleo Pires revela doença autoimune - Reprodução/Instagram
Cleo Pires revela doença autoimune Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

01/05/2021 12h53

Cleo Pires postou um vídeo no Instagram na tarde de hoje em que revela sofrer da síndrome de Hashimoto, uma doença autoimune que afeta o funcionamento de sua tireoide. A atriz e cantora explicou que descobriu a doença ao fazer uma cirurgia nas cordas vocais.

Fiz uma cirurgia nas cordas vocais, porque descobri que tinha um cisto. Passei por uma bateria de exames detalhados, tudo foi muito investigado, e aí eu recebi esse diagnóstico que eu fiquei muito assustada, que é da síndrome de Hashimoto, uma doença autoimune que afeta diretamente o funcionamento da minha tireoide."
Cleo Pires no Instagram

Cleo disse que já estava se sentindo mal antes da cirurgia — mas tinha relacionado os sintomas a alergias que tem desde criança. "Sempre que fico alérgica, me dá um super cansaço, me dá uma coisa, mas esse mal estar estava muito prolongado", explicou.

"Eu malhava cinco minutos e morria já, não tinha motivação para fazer nada. E eu sempre fui muito motivada, sempre gostei de viajar, descobrir coisas, e sempre fui muito curiosa, sempre amei muito meu trabalho. Eu até pensei que estivesse passando por período de depressão", contou.

Relação com o corpo

Segundo Cleo, a síndrome de Hashimoto também causa flutuações no seu peso. "É uma doença muito silenciosa. O seu corpo vai inflamando, vai inflamando, e você demora um tempo para perceber", comentou.

Não queria falar disso, porque senão as pessoas iam falar: 'Ah tá, ela engordou por causa de uma disfunção no corpo dela'. Eu acho que, independente da Hashimoto, as mudanças na minha aparência, ou as mudanças na aparência de qualquer mulher, não tem que ser pauta nem palco."
Cleo Pires no Instagram

Revelar a doença agora, de acordo com a atriz, é uma forma de se livrar da pressão e "se mostrar de uma forma diferente do que as pessoas estavam esperando".

"Comecei a sentir que ninguém tinha o direito de me privar de viver o meu corpo livremente. E menos ainda eu queria justificar um motivo pelo meu corpo ter mudado, porque isso não é da conta de ninguém", completou.

Tratamento

Cleo ainda contou que, depois de receber o diagnóstico, fez mudanças em sua dieta, cortando bastante o consumo de alimentos com glúten, lactose ou muito açúcar — de acordo com ela, essas substâncias pioravam os sintomas da síndrome de Hashimoto.

Eu comecei a tratar também a minha compulsão [alimentar], para conseguir fazer essa reeducação, e voltar a um lugar de ter energia, motivação, vontade de fazer as coisas. Dormir melhor, acordar melhor, ter mudanças de humor menos drásticas. E aos poucos eu consegui voltar a um equilíbrio."
Cleo Pires no Instagram

Com o tempo, a atriz disse que aprendeu como conviver com uma doença autoimune, definindo a experiência como "uma batalha diária". "Não é uma coisa que eu vou tratar e curar, é um processo, vão ter altos e baixos", avaliou.