Topo

Moradores de Niterói homenageiam Paulo Gustavo com palmas e buzinaço

Marcela Ribeiro

Do UOL, em Niterói

05/05/2021 21h49

Moradores de Icaraí, bairro em Niterói onde Paulo Gustavo morou durante anos, organizaram uma homenagem ao humorista, que morreu ontem, aos 42 anos, em decorrência da covid-19. Às 20h de hoje, pessoas que estavam na orla aplaudiram o ator por vários minutos.

Pessoas que praticavam atividade física na areia pararam para participar e contaram com a adesão de moradores da vizinhança, que participaram do tributo das janelas de suas casas.

Os carros que passavam na rua buzinavam apoiando a ação. A região fica bem próxima do prédio em Déa Lúcia, mãe do humorista e sua grande inspiração para a célebre personagem Dona Herminia, mora.

O corpo de Paulo Gustavo será cremado amanhã, em uma cerimônia com familiares e amigos próximos do ator. Em nota, a assessoria do ator informou que o local não será divulgado para não promover aglomerações de pessoas.

Paulo Gustavo será cremado, nesta quinta-feira (6), em cerimônia restrita a familiares e amigos próximos. O local não será divulgado, a fim de evitar aglomerações neste período de pandemia. Mais uma vez, agradecemos a todos pelas mensagens de carinho e apoio.

Mais uma vítima da covid-19

O comediante foi intubado em 21 de março, após 8 dias de internação para combater a covid-19. Paulo Gustavo, no entanto, continuou a apresentar piora do quadro respiratório e, no dia 2 de abril, a equipe médica decidiu submetê-lo à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI, uma técnica também conhecida como pulmão artificial que auxilia na oxigenação do sangue.

No dia 4 e, novamente, no dia 9 de abril, o ator passou por procedimentos por via endoscópica (toracoscopia) para corrigir fístulas bronco-pleurais, uma comunicação anormal entre brônquios e pleura, a membrana dos pulmões, que permite o vazamento de ar. Em 11 de abril, o ator seguia em estado crítico, teve nova fístula detectada, segundo nota à imprensa, e recebeu reposição de fatores de coagulação.

No dia 15 de abril, um novo boletim médico afirmou que ele também foi submetido naquela semana a "várias intervenções, como broncoscopias, e alguns procedimentos cirúrgicos" que controlaram hemorragias. Na segunda-feira (3), os médicos informaram que Paulo Gustavo havia sofrido uma embolia gasosa disseminada. Ele havia acordado horas antes, conversado com o marido e a equipe médica, mas, em seguida, seu quadro se tornou crítico e, eventualmente nesta terça (4), "irreversível", segundo o boletim.

Em nota oficial, a equipe de Paulo Gustavo confirmou a morte do ator no fim da noite de ontem:

Às 21h12 desta terça-feira, 04/05, lamentavelmente o paciente Paulo Gustavo Monteiro faleceu, vítima da covid-19 e suas complicações. Em todos os momentos de sua internação, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos próximos tiveram condutas irretocáveis, transmitindo confiança na equipe médica e nos demais profissionais que participaram de seu tratamento", diz a nota.

O ator deixou os dois filhos Gael e Romeu, de 1 ano e 9 meses, e o marido, o médico dermatologista Thales Bretas.