Topo

Datena diz que China 'deixou escapar' coronavírus: 'É uma sacanagem'

Datena falou sobre a importação de insumos da China - Reprodução / TV Bandeirantes
Datena falou sobre a importação de insumos da China Imagem: Reprodução / TV Bandeirantes

Do UOL, em São Paulo

11/05/2021 10h20

Ontem, após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ter afirmado que 10 mil litros de insumos da vacina CoronaVac estão "travados" na China à espera de autorização para envio para o Brasil, José Luiz Datena polemizou ao falar das relações entre os dois países.

O apresentador do "Brasil Urgente" criticou o fato de a China estar barrando a importação necessária, e disse que a nação deveria ter mais responsabilidade por ter deixado o novo coronavírus "escapar" para o mundo.

A China, pela responsabilidade que tem, de deixar ter escapado o vírus, devia pensar melhor na questão de quebrar patente, ou pelo menos mandar insumos para os outros. Porque o vírus escapou de lá e eles demoraram demais para anunciar, e a Organização Mundial de Saúde também dormiu no meio do caminho. Então, principalmente a China não tinha que segurar insumo coisa nenhuma. Se o nosso presidente da República mete o pau, que culpa tem a população brasileira disso? Principalmente a China, que deixou esse vírus escapar de lá. Disse Datena

A fala começa em 1:13:03:

Ele ainda justificou sua teoria dizendo que não tem "nada contra" a China.

"Não tenho nada contra chinês, contra a China, contra a cultura chinesa, não tenho absolutamente nada contra, mas esse negócio de ficar segurando vacina, isso é uma sacanagem para com o mundo", afirmou.

Datena finalizou o discurso dizendo que o país asiático demorou para alertar o mundo sobre o coronavírus por "questões políticas."

"Isso é uma sacanagem. Até agora eu não ataquei chinês, não ataquei ninguém em relação às vacinas, mas ser contra quebra de patentes e ficar enrolando no envio de insumos pra gente produzir vacina aqui, eles deveriam pensar na responsabilidade, já que o vírus saiu de lá e eles demoraram a avisar por questões políticas"

Confira reações à fala de Datena: