Datena diz que China 'deixou escapar' coronavírus: 'É uma sacanagem'
Ontem, após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ter afirmado que 10 mil litros de insumos da vacina CoronaVac estão "travados" na China à espera de autorização para envio para o Brasil, José Luiz Datena polemizou ao falar das relações entre os dois países.
O apresentador do "Brasil Urgente" criticou o fato de a China estar barrando a importação necessária, e disse que a nação deveria ter mais responsabilidade por ter deixado o novo coronavírus "escapar" para o mundo.
A China, pela responsabilidade que tem, de deixar ter escapado o vírus, devia pensar melhor na questão de quebrar patente, ou pelo menos mandar insumos para os outros. Porque o vírus escapou de lá e eles demoraram demais para anunciar, e a Organização Mundial de Saúde também dormiu no meio do caminho. Então, principalmente a China não tinha que segurar insumo coisa nenhuma. Se o nosso presidente da República mete o pau, que culpa tem a população brasileira disso? Principalmente a China, que deixou esse vírus escapar de lá. Disse Datena
A fala começa em 1:13:03:
Ele ainda justificou sua teoria dizendo que não tem "nada contra" a China.
"Não tenho nada contra chinês, contra a China, contra a cultura chinesa, não tenho absolutamente nada contra, mas esse negócio de ficar segurando vacina, isso é uma sacanagem para com o mundo", afirmou.
Datena finalizou o discurso dizendo que o país asiático demorou para alertar o mundo sobre o coronavírus por "questões políticas."
"Isso é uma sacanagem. Até agora eu não ataquei chinês, não ataquei ninguém em relação às vacinas, mas ser contra quebra de patentes e ficar enrolando no envio de insumos pra gente produzir vacina aqui, eles deveriam pensar na responsabilidade, já que o vírus saiu de lá e eles demoraram a avisar por questões políticas"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.