Topo

Câmara aprova e Niterói vai mudar nome de rua em homenagem a Paulo Gustavo

Paulo Gustavo morreu na semana passada por complicações da covid-19 - Reprodução/Instagram @marceloadnet0
Paulo Gustavo morreu na semana passada por complicações da covid-19 Imagem: Reprodução/Instagram @marceloadnet0

Luiza Missi

Do UOL, em São Paulo

13/05/2021 20h27Atualizada em 13/05/2021 22h02

A Câmara Municipal de Niterói (RJ) aprovou hoje a alteração do nome de uma rua em homenagem a Paulo Gustavo, morto na semana passada por complicações da covid-19.

A proposta foi aprovada por 18 votos a 3 na Câmara de Niterói. Agora, a Rua Coronel Moreira César passará a se chamar Rua Ator Paulo Gustavo.

Antes, a rua recebia o nome do Coronel Antônio Moreira César, militar nascido em 1850 com fama de ser carrasco e implacável com os inimigos do Estado, sendo conhecido como "Treme-Terra", "Corta-Cabeças" e "Anticristo".

Moreira César era Comandante do Batalhão de Campos, no Rio de Janeiro, mas foi transferido para o Mato Grosso em 1883 após participar do assassinato do jornalista Apulcro de Castro, que havia afrontado o exército no jornal Corsário. O episódio foi descrito por Euclides da Cunha no livro "Os Sertões".

A mudança foi proposta pela prefeitura após uma consulta pública com mais de 34 mil participantes, dos quais aproximadamente 90% se posicionaram a favor da ideia.

Paulo Gustavo nasceu em Niterói no dia 30 de outubro de 1978. Ele fez da cidade o cenário para a série de filmes "Minha Mãe é uma Peça", que apresentaram ao público a icônica personagem Dona Hermínia.

Em 2020, "Minha Mãe É uma Peça 3" se tornou a maior bilheteria do cinema nacional e o segundo filme mais assistido da história.