Topo

Atriz de 'The Office' se desculpa por participação em baile racista

Ellie Kemper atuou em "Unbreakable Kimmy Schmidt" (2015 - 2019) - Reprodução/Instagram
Ellie Kemper atuou em 'Unbreakable Kimmy Schmidt' (2015 - 2019) Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2021 07h56Atualizada em 08/06/2021 12h46

Ellie Kemper, estrela de "The Office" e "Unbreakable Kimmy Schimdt", veio a público pedir desculpas poucos dias após vazarem fotos suas participando de um baile de debutante realizado por uma organização de origem racista nos EUA.

A atriz confirmou ter participado do Baile do Profeta Velado em 1999, quando tinha 19 anos, no texto em que dirigiu aos fãs publicado em suas redes sociais ontem. Hoje, aos 41, ela afirmou que deveria ter pesquisado sobre as raízes do evento antes.

"A organização centenária que sediou o baile das debutantes tinha um passado indiscutivelmente racista, sexista e elitista", escreveu. "Não conhecia essa história na época, mas ignorância não é desculpa. Eu tinha idade suficiente para ter me informado antes."

Em outra parte da mensagem, ela diz reconhecer que seu privilégio, como mulher branca, a torna beneficiária de um sistema desigual. "Quero me desculpar com as pessoas que decepcionei".

"Prometo que vou ouvir, continuar a me informar e usar meu privilégio para apoiar uma sociedade melhor que julgo que somos capazes de nos tornar", acrescentou Ellie Kemper.

Nas imagens divulgadas, Ellie aparece nas comemorações de sua eleição como "Rainha do Amor e da Beleza", um título dado anualmente a uma jovem em uma tradicional festa popular do Missouri, a Feira Saint Louis — antes conhecida como Baile do Profeta Velado, da Organização do Profeta Velado, fundada em 1878.

Com traços racistas e elitistas, além de ser parte de movimentos anti-greve, a organização não permitia que negros e judeus fossem membros da associação até 1979. A regra só foi modificada após uma série de protestos e reivindicações de ativistas e sindicatos.

Na tentativa de desassociar a festa das suas origens, o nome Baile do Profeta Velado foi aposentado em 1992 e, em seu lugar, passou a ser usado o nome Feira Saint Louis. A atriz foi coroada "Rainha do Amor e da Beleza" sete anos depois.