Topo

Ed Gama: conheça o humorista que acompanhará Tiago Leifert no 'Domingão'

Ed Gama irá integrar edição do Domingão com Tiago Leifert - Reprodução Globo
Ed Gama irá integrar edição do Domingão com Tiago Leifert Imagem: Reprodução Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/06/2021 13h58Atualizada em 13/06/2021 09h11

Com Faustão internado por conta de uma infecção urinária, pela primeira vez em três décadas o "Domingão" será apresentado por outra pessoa: Tiago Leifert. Entretanto, o jornalista não estará sozinho nesta empreitada, ele será acompanhado pelo humorista Ed Gama, um grande destaque da comédia nordestina.

Nascido e crescido em Maceió, Ed Gama nem sempre almejou um posto num dos programas dominicais de maior audiência da TV aberta. Formado em direito pelo Centro Universitário Cesmac, ele até atuou por algum tempo no área advocatícia, mas em meados de 2009 chamou atenção do público ao participar de maneira descompromissada de um open mic, sessão de comédia para amadores. A repercussão positiva de seu solo foi tanta, que lhe deu o incentivo seguir profissionalmente o caminho artístico.

Logo o comediante começou a participar de programas de televisão locais em emissoras como TV Alagoas (afiliada SBT), TV Pajuçara (afiliada Record) e entre outras, fazendo sucesso no eixo Pernambuco-Alagoas.

Faustão, o divisor de águas

Ed Gama participa do Domingão - Reprodução Globo  - Reprodução Globo
Ed Gama irá integrar edição do Domingão com Tiago Leifert
Imagem: Reprodução Globo

Apesar de ser destaque em algumas regiões do país, foi em 2014 que Ed Gama despontou como sucesso nacional. Em participação no "Domingão", no quadro "Quem Chega Lá", ele imitou o próprio Fausto Silva, que à situação não se conteve e gargalhou junto com a plateia.

À época, antes de imitar Fausto, Ed falou sobre a relação fora das câmeras com o apresentador, dando a entender que ambos se davam bem — o que explica o fato de o apresentador ter indicado Gama ao invés de Marcelo Adnet para o programa deste domingo.

Após sua participação no "Domingão", no mesmo ano, em maio, Ed Gama assinou um contrato com a Globo para compor o elenco do humorístico "Saco de Risadas". A partir daí, ele também começou a investir pesado em conteúdo para YouTube, participando de canais de destaque como "Castro Brothers" e "Parafernalha", ambos voltados para o humor.

Além do programa dominical da Globo, Ed também era figura carimbada no programa de entrevistas de Xuxa Meneghel na Record.

Irreverente e conhecido por contemplar vários tipos de um humor em apenas um show, o comediante é um dos maiores destaques nacionais da atualidade. Em seu canal no YouTube, é possível conferir inúmeras facetas de seu talento, inclusive, a que lhe rendeu mais fama: a imitação de Fausto Silva.

Ed e Fausto fora dos palcos

Em junho de 2021 Ed revelou em entrevista a dois podcasts, "Vênus" e "Minutinho", que realmente teve outras experiências com o apresentador fora dos palcos.

Uma delas, por exemplo, enquanto passeava por um shopping de luxo na capita de São Paulo, Ed disse que foi enxotado por um vendedora. "Nós vamos receber um cliente vip e precisamos esvaziar a loja", narrou ele.

"Quando estou pagando, vejo Faustão", continuou o humorista, que a seguir disse que o apresentador o elogiou publicamente já ouviram esse pentelho me imitando? A voz dele é um avisão!", teria dito Fausto aos presentes.

Saída da Globo

Em janeiro de 2021, a Globo confirmou a demissão — em comum acordo — de Faustão da emissora. Logo depois. A notícia foi divulgada no perfil do portal Gshow no Instagram e muita gente fez questão de se pronunciar.

"Não imagino a Globo sem o Faustão...", opinou uma fã. "Vou ficar sem meu programa favorito!", reclamou outra. "Não dá nem para pensar um domingo sem ele!", lamentou outro espectador.

Pouco tempo depois, a Band anunciou a contratação do artista, que começou a carreira nas rádios do grupo de comunicação.

Substituto de Faustão

Ed Gama e Tiago Leifertt estarão no Domingão - Reprodução Globo - Reprodução Globo
Ed Gama irá integrar edição do Domingão com Tiago Leifert
Imagem: Reprodução Globo

Até então, nada oficial foi divulgado. Há meses especula-se sobre quem será o nome que herdará o programa dominical, pessoas como Luciano Huck, Rodrigo Faro, Marcos Mion e Márcio Garcia já foram cogitados, mas a emissora ainda não confirmou nada. Esta será a primeira edição em 32 anos no ar que o programa não será apresentado por Fausto Silva.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado na primeira versão, Ed Gama já participou de programas da TV Pajuçara, e não Pirajussara. A informação foi corrigida.