Topo

Britney Spears diz que foi internada à força e obrigada a trabalhar doente

Britney Spears no anúncio de sua nova série de shows em Las Vegas, em outubro de 2018, que acabou sendo cancelada - Ethan Miller/Getty Images
Britney Spears no anúncio de sua nova série de shows em Las Vegas, em outubro de 2018, que acabou sendo cancelada Imagem: Ethan Miller/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/06/2021 17h42

A cantora Britney Spears tem tentado encerrar sua tutela há anos, segundo documentos obtidos pelo New York Times. Em registros judiciais confidenciais divulgados pelo jornal, Britney expressou forte oposição à tutela e ao papel de seu pai, James P. Spears, como tutor.

O pai de Britney e um advogado assumiram o controle de seus assuntos pessoais e comerciais após a cantora ser hospitalizada duas vezes na ala psiquiátrica em 2008.

Em audiência fechada, em 2014, o advogado de Spears disse que sua cliente queria explorar a remoção de seu pai como seu tutor. A artista teria apresentado uma "lista de queixas", que incluíam objeções ao consumo de bebida alcoólica de James, seu comportamento e à parcela de dinheiro que recebia, limitando-a a receber apenas uma mesada semanal.

De acordo com um relatório de 2016, escrito por um investigador do tribunal, Britney afirmou que queria que a tutela acabasse o mais rápido possível, classificando-a como uma "ferramenta opressora e controladora usada contra ela".

"Ela está 'cansada de ser explorada' e disse que é ela quem trabalha e ganha o próprio dinheiro, mas que todos em sua volta estão em sua folha de pagamento", diz o documento.

Segundo os documentos, Britney disse que seu pai controlava suas amizades e a proibiu de renovar os armários de sua cozinha, dizendo que muito dinheiro seria gasto na reforma. Além disso, tinha que fazer exames toxicológicos diversas vezes por semana e seu cartão de crédito era controlado por sua equipe de segurança ou assistente.

Ainda assim, o relatório concluiu que a tutela de Spears deveria ser mantida, em razão da complexidade de suas finanças, sua suscetibilidade à influência indevida e uso de drogas "intermitente". No entanto, o documento citou a possibilidade de "abrir um caminho para a independência e um possível encerramento da tutela" no futuro.

Em 2019, Britney participou de uma audiência fechada e leu uma declaração. A cantora afirmou que foi internada à força em uma clínica psiquiátrica, o que ela acreditou ser uma "punição" por ter feito uma objeção durante um de seus ensaios. Spears também alegou que foi obrigada a trabalhar enquanto estava doente e com uma febre de 40 graus. Segundo a estrela, esse foi um dos momentos mais assustadores de sua vida.

Amanhã, Britney participará remotamente de uma audiência sobre sua tutela. Além dela, todas as partes envolvidas no caso estarão presentes virtualmente.