Topo

'Não deixo de ser brasileira', diz Gio Ewbank após se mudar para Portugal

Giovanna Ewbank se mudou para Portugal para ficar mais perto do marido - Reprodução/Instagram
Giovanna Ewbank se mudou para Portugal para ficar mais perto do marido Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/06/2021 11h57Atualizada em 22/06/2021 12h17

Giovanna Ewbank se mudou com os três filhos para Portugal, para ficar mais perto do marido, Bruno Gagliasso, que grava uma série para a Netflix na Espanha. A estadia deve durar até setembro, mas ela não descarta passar mais tempo na região. Entretanto, a mudança não fez com que ela se desligasse dos problemas do Brasil.

"Serão alguns meses apenas, porque tanto eu quanto o Bruno temos compromissos profissionais no Brasil a partir de setembro e vamos ter que voltar. Eu vim feliz por poder unir minha família. Mas sou brasileira, sou atenta ao meu país e grande parte da minha família segue no Brasil, o que faz com que a minha preocupação não diminua", explicou ela em entrevista para o jornal "O Globo".

Eu não deixo de ser brasileira, de me indignar, me posicionar, de sentir dor e preocupação com os rumos da pandemia e da política. É impossível. Isso eu carrego comigo, esteja onde estiver. Mas não, não há alívio, há uma tristeza e um lamento profundo pelas 500 mil mortes que poderiam ter sido evitadas se tivéssemos um líder.

Ela também explicou o motivo pelo qual escolheu moradia em Portugal, e não na Espanha, onde a série é gravada. "O coração e o profissional se encontram. Eu enxergo em Portugal uma oportunidade de gerar conteúdos para o meu canal, Gioh, porque posso falar do país enquanto o conheço melhor. Quando percebi que o canal tinha a ganhar, foi um caminho sem volta, porque o Bruno está gravando em Madri", disse.

"Nós temos três filhos pequenos. Era uma chance única de ter a minha família unida e manter o crescimento dos meus filhos perto do pai, o que é muito importante para gente, enquanto meu trabalho como apresentadora segue fortalecido. E isso é sempre um dilema feminino, não é? Nós mulheres temos esse dom de administrar a carreira e família e fico feliz de estar conseguindo", complementou.

Questionada se pretende buscar trabalho em terras lusitanas, Giovanna afirmou que sim. "Os portugueses são sensacionais. Já vim a Portugal a trabalho e todas as vezes fui muito bem recebida. Sempre comentei sobre o profissionalismo dos portugueses e desejei ficar mais tempo. Mas, como disse, estou focada nas crianças e no canal. Além dos convidados brasileiros e virtuais, quero receber nossos amigos portugueses e poder mostrar um pouco de Portugal e também das nossas semelhanças com o Brasil. Estamos a todo vapor nos roteiros e aprovação de pauta. Espero começar a filmar já nas próximas semanas".

Serão meses sabáticos. Não sondei, porque há um plano concreto com meu canal, que também é bastante visto em Portugal. Não há essa intenção, mas Portugal é tão acolhedor que nunca se sabe. Já recebi alguns convites e eu e minha equipe estamos olhando todos com muito carinho, porque as pessoas daqui estão sendo incríveis com a nossa família.

Ela também relatou a diferença entre o Brasil e Portugal atualmente: "A pandemia é tratada com a seriedade que deveria ser tratada no Brasil. O governo acredita e respeita a palavra dos médicos e cientistas. Eles fizeram um confinamento pesado e, se tem aumento de casos, fecham tudo de novo. Agora, com a vacinação, já começam a viver o retorno à normalidade e a gente chegou bem nesse período. Adoraria que meu país estivesse no mesmo caminho e torço para, quando a gente voltar, toda a população já tenha tomado ao menos a primeira dose da vacina".

Por fim, Giovanna afirmou que não foi a segurança que a levou para Portugal com a família. "O Brasil é meu coração, meu jeito, minha vida e minha nação. Minha história foi construída com muita generosidade entre São Paulo e Rio. O que sinto em Portugal não é mais segurança: é sobre esperança. É olhar para as pessoas com perspectivas públicas e sanitárias concretas que me enche de esperança. E a esperança que os portugueses me passam é importante para eu ter esperança de que o Brasil vai voltar aos trilhos", comentou.