Topo

Evandro Santo assume vício em drogas: 'É preciso coragem para pedir ajuda'

Evandro Santo no Instagram  - Reprodução/Instagram
Evandro Santo no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2021 22h18

Evandro Santo, de 46 anos, assumiu o vício em drogas e confessou que enfrenta a quinta internação na sua vida. O humorista falou que "é preciso coragem para pedir ajuda e é preciso ser humilde".

Em um vídeo, o humorista falou sobre todo o processo que tem passado na luta contra as drogas. "Este é o IGTV mais difícil e acho que um dos mais importantes da minha vida. Eu vou começar com uma frase que muitos de vocês talvez não conheçam, mas muito talvez conheçam. Eu sou o Evandro, 46 anos, e sou um adicto em recuperação. A adicção é uma doença que pode surgir com compulsões e pode evoluir através de sexo, comida, drogas, e no meu caso foram as drogas", confessou o humorista.

O humorista comentou que a doença não escolhe nível social ou intelectual. Ela pode atingir qualquer pessoa da sociedade. "Sinto muito informar a vocês, mas essa doença não escolhe nível intelectual, não escolhe nível social, não escolhe se é bonito ou se é feio. É uma doença e tanto que está espalhada em todas as classes sociais", afirmou ele.

Ele contou que o vício em drogas começou já na fase adulta da sua vida. "Eu tive uma adolescência bem tranquila na verdade. Meu interesse era fazer balé, fazer teatro, pagar minhas contas. Eu saí de casa cedo, já era gay, filha de mãe solteira. Mexer com as drogas não estava nos meus planos, pois eu sabia que a droga poderia me derrubar a caminho da minha sobrevivência. Eu não fumei maconha, eu não bebi, não cheirei, não usei loló. Todas as minhas loucuras eu fiz de cara limpa", disse ele.

Até que o primeiro contato com as drogas foi através de um amigo. No vídeo, ele contou que sentiu que seria "descolado". Assim, ele começou a fazer uso de ecstasy. "Ele estava tomando ecstasy e parecia tão moderno, tão crível, reluzente. Ele estava andando com os caras mais bacanas da balada. Eu pedi, falei: 'Eu quero tomar'. Eu tinha 29 anos", afirmou ele.

Após experimentar, Evandro acreditava que estava no controle e só usaria uma vez por ano. Entrentato, chegou um momento que ele sentia necessidade de usar compulsivamente. "Só que eu fui ficando mais velho e eu não dei conta de algumas demandas da vida emocional e comecei a usar, tive um uso muito pesado de 2014 a 2020", disse o humorista.

Ele contou que está na quinta internação e está na clínica de um amigo que conheceu na primeira vez que foi para reabilitação, em 2014. O humorista confessou que teve recaídas, pois acreditava que seria possível se livrar do vício sem a ajuda de profissionais, mas ao longo desses anos ele percebeu a importância do trabalho médico.

"É um tratamento humanizado, a recuperação é por atração. Tem uma diferença entre estar limpo e estar em recuperação. Eu posso estar limpo e não estar em recuperação, a minha doença tem a ver com o meu comportamento. A recuperação é total, mental, espiritual e física. Foi nessa quinta internação que eu consegui finalmente falar: 'Sim, eu sou doente. Sim, eu preciso de ajuda'. Foi a primeira vez que eu me internei voluntariamente, com vontade, e acho que fez toda a diferença", disse ele.

Evandro disse que não passou a ter mais vergonha dele e ele decidiu persistir na luta contra a droga. "Eu preferi lutar, não quis me entregar. Foi uma das melhores decisões da minha vida", disse ele.

O humorista falou que tem recebido visita de Rafael Ilha, amigo que ele fez na participação da "A Fazenda", e que tem escrito um livro no tempo que tem passado na clínica.

Na legenda da publicação do Instagram, ele escreveu: "É preciso coragem para pedir ajuda, é preciso ser humilde, é preciso quebrar o véu da ignorância que nos cercam. Ser um adicto não é o fim...pode ser o começo de uma vida nova".