Topo

Marcela Mc Gowan faz desabafo sobre invalidação de bissexualidade

Marcela Mc Gowan - Reprodução/Instagram
Marcela Mc Gowan Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 16h51

A ex-BBB Marcela Mc Gowan fez um desabafo em entrevista para a Vogue sobre a invalidação da bissexualidade. A médica ginecologista de 32 anos ainda falou sobre as dificuldades da classe LGBTQIA+ e tabus da sociedade. A ex-sister namora atualmente a cantora Luiza, da dupla com Maurílio.

Ao ser questionada sobre o que ela acha que precisa ser evoluído, Marcela foi direta:

"Muita coisa, né? Tanto quanto mulher quanto como pessoa LGBTQIA+. Ainda sofremos muitas opressões, muitas desigualdades. Se isso é perceptível pra mim, que tenho muitos privilégios, imagine a dimensão. Não há liberdade quando há medo de existir, de amar, de amar na rua".

Ela ainda explicou que tenta usar sua influência como pessoa pública para a conscientização das pessoas:

"Sempre tento usar meu espaço para falar de temas que acho relevantes, ou divulgar outras pessoas que falem desses temas. Também realizo algumas campanhas e bazares de arrecadação para projetos e casas de acolhimento".

Marcela abriu o coração sobre os maiores desafios da classe:

"Como bissexual, tenho constantemente meu afeto invalidado. Se estou com homem é porque sou "bi de balada", se estou com mulher "estou confusa" ou quero "biscoito". Isso tudo é bem cansativo. Mas o principal é o que falei acima: não me sinto segura. Tenho medo de beijar a Luiza na rua. Já fomos assediadas muitas vezes por estarmos de mãos dadas em algum lugar. Tenho medo do que as pessoas vão comentar nos perfis das marcas que nos contratam... Resumindo: não há liberdade de existir e amar", lamentou.

Para a médica, os tabus que não são mais aceitáveis em pleno 2021 são:

"Estamos vivendo uma grande mudança de sociedade, a internet e o acesso a informações transformaram o mundo, os tabus e preconceitos vão ficando cada vez mais inaceitáveis. Nesse processo de transição, muita coisa ainda vai ser transformada e discutida, então o mínimo que devemos mostrar é abertura para aprender".

Por fim, Marcela Mc Gowan aconselhou aqueles que ainda não se aceitaram como são:

"Não deixe de viver sua vida por medo dos outros, a sociedade vai encontrar maneiras de te julgar sempre! Você só tem uma oportunidade de viver essa vida! Se possível, busque terapia e tenha uma rede de apoio com amigos ou familiares que te amam".