Topo

Ary Toledo conta que criou 5 mil piadas durante a pandemia de covid-19

Ary Toledo - Reprodução/AgNews
Ary Toledo Imagem: Reprodução/AgNews

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/07/2021 07h44

O humorista Ary Toledo, de 83 anos, contou em uma entrevista ao jornal carioca Extra que criou 5 mil piadas durante a pandemia de covid-19.

Neste ano, Ary celebra seis décadas fazendo piadas: "O riso é tão importante quanto o pão", disse ele. Ao ser questionado sobre como é a sua rotina, ele detalha:

"Acordo cedo só para tomar o café da manhã. Depois, eu durmo outra vez. Aí, levanto para almoçar. Faço fisioterapia três vezes ao dia, porque os nervos e os músculos das pernas atrofiaram por tanto tempo acamado. E tem o exercício respiratório também, meus pulmões ficaram 30% comprometidos. Em meio a isso, me divirto compondo ao violão, vendo TV. À meia-noite, vou dormir. Essa é a minha rotina. A recuperação é lenta demais. Leva três, quatro, até cinco anos. Eu espero estar vivo até lá. Mas já recebi a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Eu me cuido".

O comediante também contou quem mora com ele, em São Paulo:

"No meu apartamento em São Paulo, conto com a ajuda de uma cuidadora, uma secretária e um enfermeiro. Só ele fica aqui comigo o tempo todo. Não tive filhos, mas não esquento. O médico me tranquilizou no resultado do espermograma: 'Ary, fica frio, você não tem por** nenhuma!'. Sou infértil, mas é capaz de aparecer alguém se apresentando como meu filho quando eu morrer!", disse ele, que continuou contando sobre suas outras companhias:

"O violão é meu grande companheiro, o irmão legítimo que eu não tive. Esse instrumento me deu tudo. Tenho feito tanto músicas quanto criado piadas. Meu acervo de 60 mil já aumentou um pouco, deve ter ido para 65 mil. É um número considerável, né? Recebi o troféu de Maior Contador de Piadas e Anedotas do Brasil. Do 'Guiness book', ainda aguardo resposta".

Ary Toledo ainda contou sobre o dinheiro que fez durante toda a sua carreira. Ele afirmou não ser rico, mas disse viver bem e ter a "sobrevivência garantida":

"Eu não estou rico, mas consegui poupar um pouquinho, minha sobrevivência está garantida. Mas minha maior riqueza são os amigos. Se eu os vendesse, ficaria milionário".

O aniversário do artista está próximo. Ele está prestes a completar 84 anos, porém, se sente jovem:

"Dia 22 de agosto eu vou fazer 84 anos. Mas não tenho idade avançada não, viu? O meu caso é de juventude acumulada. Estou sempre exercitando a mente. Neste ano, também completo 60 anos de carreira, comecei em 1961. Na minha profissão, poucos conseguem isso".

Sobre as notícias falsas de sua morte, o humorista detonou:

"Quem fala que não tem medo da morte é mentiroso. Já me mataram várias vezes na internet. Há uns 20 anos, chegaram a tocar minhas músicas na rádio sem parar, fazendo 'homenagem póstuma'. O fake sempre existiu e não vai acabar nunca. Isso não tem graça nenhuma! É ridículo!".

Futuro

"Eu tenho a impressão de que no ano que vem já começo a pisar nos palcos outra vez. O que eu quero é isso: contar minhas piadas nos teatros, alimentar meu canal na internet... Até quando Deus permitir, eu vou continuar fazendo as pessoas sorrirem. É o meu ofício", finalizou.