Topo

Atriz Renée-Jeanne Simonot morre aos 109 anos, em Paris

Renée-Jeanne Simonot morreu aos 109 anos - Reprodução
Renée-Jeanne Simonot morreu aos 109 anos Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

15/07/2021 10h01

A atriz Renée-Jeanne Simonot, um dos maiores nomes do teatro da França, morreu aos 109 anos, em Paris. A artista é mãe das também atrizes Catherine Deneuve e Françoise Dorléac. A família confirmou a notícia ao jornal Le Figaro, mas não informou qual a causa da morte.

Simonot nasceu em 10 de setembro de 1911, e fez sua estreia no Teatro Odéon, em Paris, aos sete anos de idade. Entre outros, a artista se destacou nos palcos por sua interpretação como Cosette, no espetáculo "Os Miseráveis", e como Joanna d'Arc na peça homônima.

Além do teatro, a atriz também fez sucesso como dubladora, quando os filmes produzidos em Hollywood passaram a ser distribuídos com dublagem para os demais países. No idioma francês, a artista emprestou sua vez para nomes como Judy Garland, Olivia de Havilland e Esther Williams.

Renée-Jeanne Simonot casou em 1940 com Maurice Dorléac, e ficaram juntos até a morte dele, em 1979. Os dois são pais de três filhas: Sylvie, que não seguiu a carreira artística, e as atrizes Catherine e Françoise - esta morreu aos 25 anos em um acidente de carro. Além das duas filhas vivas, Simonot também deixa os netos Christian Vadim e Chiara Mastroianni.