Topo

Bárbara Evans fala sobre fertilização in vitro e diz ter ganho 14 quilos

Bárbara Evans - Reprodução/Instagram
Bárbara Evans Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/07/2021 09h27Atualizada em 30/07/2021 09h29

Bárbara Evans falou abertamente sobre o tratamento de fertilização in vitro ao qual vem se submetendo nos últimos meses, e explicou os motivos que a levaram a tomar essa decisão ao lado do marido, Gustavo Theodoro: o sonho de ser mãe.

"Nós descobrimos alguns problemas quando tive que operar o meu ovário, no ano passado. E também foi dessa forma que descobri a endometriose. Então logo a minha ginecologista pediu exames também para o Gustavo, um espermograma, e o dele deu em pouca quantidade e com qualidade ruim, então não conseguiríamos ter filhos da forma 'normal'. Por isso, veio a decisão de partirmos para a FIV, o que fizemos logo em seguida", disse ela em uma entrevista para a "Marie Claire".

Segundo a modelo, o tratamento foi uma recomendação médica. "O tratamento foi uma sugestão da minha ginecologista, que já acompanha o meu caso tem tempo. Como queríamos muito ser pais, ela logo indicou outra médica, especializada em reprodução humana, para não perdermos tempo. Como eu tenho 30 anos e ele também, decidimos já começar. O tempo nesse processo é muito importante, então cada segundo conta".

Em seguida, ela falou sobre alguns dos efeitos do tratamento em seu corpo — assuntos que ela tem tratado nas redes sociais sem esconder as partes mais incômodas.

Isso não deveria ser tabu, mas é. A fertilização é algo muito bonito e eu sou muito grata por existir essa opção, que vai nos permitir ser pais. Não existe isso de ter vergonha do tratamento, por isso eu resolvi expor: para todos verem que é algo lindo, maravilhoso e para poder incentivar outras mulheres a compartilharem as suas histórias. Acho que as pessoas ficam com medo de falar, outras se sentem mal de ter que passar por esse procedimento, mas eu não. A partir do momento que eu divulgo, ajudo outras pessoas, e esse é o meu intuito.

"Por sorte, eu tive pouquíssimas críticas e as que recebi eram pessoas quem discordavam da ideia. Num geral, achei que receberia mais comentários negativos. De qualquer forma, eu sou muito bem resolvida em relação a isso, sempre fui. A minha vida sempre foi muito exposta, por opção minha também, então eu me blindo sobre as coisas ruins que eu leio e escuto, para que isso não entre dentro de mim, dentro do meu coração", prosseguiu.

Ela se disse contente com as mensagens que tem recebido em suas postagens sobre o assunto na internet. "Nas redes, eu até me surpreendi com a quantidade de mensagens boas, de histórias que recebi por direct, muitas mulheres também falando sobre os seus procedimentos. Não me arrependo de forma alguma de ter colocado na mídia essa minha fase", pontuou.

Bárbara não escondeu o fato de que o tratamento tem seus momentos bons e ruins, principalmente no lado emocional.

O meu emocional ficou bem abalado por conta da quantidade de hormônios, então oscilei muito. Além disso, por mais que eu ache importante colocar a estética de lado, engordei 14 quilos e, no começo, senti bastante, mas já me aceitei. Uma das piores partes foi o período antes da aceitação, em que eu sofri bastante com o aumento do peso. Mas sei que agora não é o momento de pensar nisso, muito menos de fazer dietas. Então vou fazendo o que consigo, como pilates, drenagem. Vale cada quilinho que eu estou ganhando para a realização desse sonho.

Ela contou que conta com o apoio dos pais, Monique Evans e José Clark, para passar pelos momentos complicados. "A minha mãe super me apoia, tanto a minha mãe como meu pai. O meu pai, inclusive, está aqui agora e a minha mãe veio na semana retrasada. Mesmo quando estão longe, eles se fazem presentes e isso tem sido muito importante. O apoio e a torcida da família nesse momento é essencial.