Topo

Ana Maria diz querer voltar das férias 'bronzeada' como Thiago Oliveira

Thiago Oliveira comentou destaques das Olimpíadas no "Mais Você" com Ana Maria Braga - Reprodução/TV Globo
Thiago Oliveira comentou destaques das Olimpíadas no "Mais Você" com Ana Maria Braga Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

05/08/2021 14h30Atualizada em 05/08/2021 14h33

A apresentadora Ana Maria Braga, 72, se referiu a cor do jornalista Thiago Oliveira, que é negro, como "bronzeada" e disse querer voltar das suias férias na Bahia com o mesmo tom, como se fosse possível adquirir a identidade étnico-racial com um banho de Sol.

Ana Maria retornou hoje ao comando do "Mais Você", suspenso e enxuto por conta das Olimpíadas. A global aproveitou o período para viajar para a Bahia.

Ela recebeu o apresentador esportivo de São Paulo no estúdio para comentar os Jogos Olímpicos. Thiago disse que Ana voltou das férias com um bronze na pele e Ana respondeu.

Apesar de ser inverno, lá chove. Não deu para pegar o seu bronzeado, uma cor linda. Queria voltar assim. Ana Maria Braga

Thiago ainda ergueu o braço e perguntou se era naquele tom que ela gostaria de ficar. Ana Maria Braga é branca.

Quem sabe nas próximas férias? Tá legal o bronzeado da Ana. Thiago Oliveira

Ana Maria Braga - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Thiago Oliveira apresenta programa esportivo em São Paulo
Imagem: Reprodução/TV Globo

A apresentadora disse que "espantou o branco covid", se referindo ao período em que ficou afastada do programa e em repouso após ser diagnosticada com a doença. Ana retornou à Globo duas semanas após o teste positivo e atribuiu a rápida recuperação às vacinas.

Nas redes sociais, os telespectadores se incomodaram com o comentário de Ana. Principalmente por ele reduzir a identidade e raça de Thiago Oliveira a um bronzeado, que se resulta após ficar exposto ao Sol.

Thiago não é bronzeado. Ele é negro — um dos poucos apresentadores da Globo. Ana Maria, mesmo se bronzeando em demasiado (o que oferece riscos à saúde), continuaria branca e, dentro da sociedade com base nas estruturas de poder, mantendo a branquitude que trata os outros como "não-brancos" e tira privilégios por isso.

Ou seja, Thiago não se bronzeou. A identidade dele não vem de um banho de Sol: é uma construção histórica e permeada de muita luta da população negra no Brasil.

Os fãs criticaram a apresentadora.